quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

#2021, Mais de Deus em nós!!!

 

Comprometimento versus fanatismo

Alguém ousaria dizer que o amor de mãe é fanatismo? E um casamento com compromisso, respeito... é fanatismo?

Ter compromisso sério com Deus (amá-lo acima de tudo – qualquer seguimento cristão ensina isso, vide o 1º mandamento) não é fanatismo, ao contrário, sem comprometimento somos mornos... quem a gente acha que engana?

Compromisso com Deus (ser verdadeiro cristão) é buscar colocar em prática seus ensinamentos e não adequá-lo ao modo de viver do mundo, ou àquilo que eu acho certo (ou desejo).

Tiago 1:22 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Se o fato de acreditar em Deus não transformar nossa vida precisamos pensar qual é o grau comprometimento que estamos cultivando.

Mudar (amadurecer) não é fácil (dependemos da ajuda de Deus para isso), mas o que Deus nos ensina é para o nosso bem (não é um estraga prazeres); tem o objetivo de vivermos melhor, em paz, mais completos e ainda estarmos com Ele pela eternidade!!!

O caminho de acesso a Deus é a salvação por meio de Cristo; depois disso, clamemos a Deus para que Ele nos ensine a desejar estar mais perto d'Ele, vivendo com Ele num relacionamento (compromisso) sério buscando amá-lo acima de todas as coisas, e consequentemente ser exemplo para aos que estão ao nosso redor mostrando que as coisas terrenas não tem futuro e não traz uma vida boa nem aqui, nem após a morte.

Mateus 16:25 - Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

Viver na correnteza desse mundo não leva ninguém pro céu! É um buraco infeliz!!!!!! É assim que queremos viver? É isso que desejamos para nossos filhos? Um vazio que não preenche????

O mundo só prega o egoísmo!!! Amar a si mesmo não é a solução!!! É o tal do "eu mereço" – isso é engano diabólico e nos leva para cada vez mais longe de Deus!!!

Ser cristão é nadar contra a correnteza... Não é um "deixe a vida me levar".

Deus não é um gênio da lâmpada que existe para cumprir nossos desejos terrenos; Ele é um Pai que nos ama e por isso nos disciplina.

Provérbios 3:12 - pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

Sem Deus (num compromisso sério) ficamos girando em círculos, sem crescimento.

Romanos 12:2 - Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 
O céu não é para todos – de que lado você quer estar?  Escolhe a vida!!!


Mateus 22:14  - "Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos".


Deuteronômio 30:19 - ... coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,


BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Instruções para a jornada

 

2) Instruções para a jornada

 

Mateus 10:5-15

5 Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.

6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.

7 Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.

8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.

9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.

12 Ao entrarem na casa, saúdem-na.

13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.

15 Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

 

Marcos 6:8-11

8 Estas foram as suas instruções: "Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos;

9 calcem sandálias, mas não levem túnica extra;

10 sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem;

11 e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles".

 

Lucas 9:3-5

3 E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra.

4 Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem.

5 Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles".

 

 

Explicação

Mt 10:5

Não se dirijam. As boas novas a respeito do reino deviam ser anunciadas primeiramente aos judeus. Depois de sua morte e ressurreição, Jesus ordenou que a mensagem fosse levada a todas as nações (28:19; cf. 21:43).

samaritanos. Raça de sangue misto, resultantes dos casamentos mistos entre os israelitas deixados para trás, quando o povo do Reino do Norte foi exilado, e os gentios trazidos para o país pelos assírios (2Rs 17:24). Havia acrimoniosa hostilidade entre os judeus e os samaritanos dos dias de Jesus (v Jo 4:9).

 

Mt 10:12

saúdem-na. A saudação dos judeus era shalom, “paz”.

 

Mt 10:14

sacudam a poeira dos pés. Ato simbólico praticado pelos fariseus quando saíam de uma região gentílica “impura”. Aqui representa um ato de advertência solene aos que rejeitavam a mensagem de Deus (cf. At 18:6).

 

Mt 10:15

Sodoma e Gomorra. V. Gn 19:23-29.

 

Mc 6:8

Não levem pão, nem saco para viagem, nem dinheiro em seus cintos. Deviam depender inteiramente da hospitalidade das pessoas às quais testificavam (cf. v. 10).

 

Mc 6:9

Não levem túnica extra. Uma túnica a mais poderia servir de cobertor no ar frio da noite, e o que se dá a entender aqui é: os discípulos precisavam confiar que Deus forneceria alojamento todas as noites.

 

Lc 9:3

Não levam nada. Nenhum excesso de bagagem que dificultasse a viagem, nem sequer as provisões usuais. Deviam depender das pessoas na casa de quem se hospedassem. Dependência total das provisões divinas (grifo meu).

 

Lc 9:4

fiquem ali. Não deviam mudar de casa, procurando alojamentos melhores, mas usar uma única casa como centro de operações enquanto pregavam em determinada comunidade.

 

Lc 9:5

sacudam a poeira dos seus pés. Sinal de repúdio para com a rejeição da mensagem de Deus e sinal de separação de tudo quanto se associasse ao lugar (v. 10:11).

 

 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - Terceira viagem a Galileia

 

B. Terceira viagem pela Galileia

Fevereiro de 27* d.C.

1) Jesus envia os doze

 

Mateus 9:35-38

35 Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

36 Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

37 Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

38 Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua colheita".

 

Mateus10:1-4

1 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

 

Marcos 6:7

7 Chamando os Doze para junto de si, enviou-os de dois em dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos.

 

Lucas 9:1-2

1 Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças,

2 e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.

 

 

Explicação

Mt 10:2

apóstolos. A única ocorrência desta palavra em Mt.

 

Mt 10:4

O zelote. Ou alusão ao zelo religioso de Simão, ou referência ao fato de pertencer ao partido dos zelotes, grupo revolucionário judeu que se opunha violentamente ao domínio romano sobre a Palestina.

 

Mc 6:7

de dois em dois. O propósito de saírem assim talvez tenha sido reforçar a credibilidade mediante o testemunho de mais de uma pessoa (cf. Dt 17:6), além de fornecer apoio mútuo durante seu período de treinamento.

 

Lc 9:1

os Doze. Os apóstolos (v. 6:13).

poder e autoridade. Poder especial para curar (v. 5:17; 8:46) e autoridade no ensino e no controle sobre os espíritos malignos.