3) Condenação dos fariseus (D-13)
Lucas 11:37-54
37 Tendo terminado de falar, um fariseu o convidou para comer com ele. Então Jesus foi, e reclinou-se à mesa;
38 mas o fariseu, notando que Jesus não se lavara cerimonialmente antes da refeição, ficou surpreso.
39 Então o Senhor lhe disse: "Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e da maldade.
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
41 Mas deem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo.
42 "Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas.
43 "Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público!
44 "Ai de vocês, porque são como túmulos que não se veem, por sobre os quais os homens andam sem o saber! "
45 Um dos peritos na lei lhe respondeu: "Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós".
46 "Quanto a vocês, peritos na lei", disse Jesus, "ai de vocês também! porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los.
47 "Ai de vocês, porque edificam os túmulos dos profetas, sendo que foram os seus próprios antepassados que os mataram.
48 Assim vocês dão testemunho de que aprovam o que os seus antepassados fizeram. Eles mataram os profetas, e vocês lhes edificam os túmulos.
49 Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’.
50 Pelo que, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo:
51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso.
52 "Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar! "
53 Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas,
54 esperando apanhá-lo em algo que dissesse.
Explicação
Lc 11:38
não se lavara. Especialmente para a purificação cerimonial, não ordenada na lei, mas acrescentada pela tradição dos fariseus (Mc 7:3; cf. Mt 15:9).
Lc 11:39
limpam o exterior. Ocupam-se das lavagens cerimoniais do corpo.
ganância e maldade. Esses fariseus preocupam-se mais com a guarda das cerimônias que com o comportamento moral (cf. Mc 7:20-23).
Lc 11:40
fez também o interior. O interior do homem (o “coração” e a retidão no íntimo) é mais importante que o exterior (a purificação cerimonial).
Lc 11:41
do prato. Expressão acrescentada ao texto, com base na figura de linguagem empregada no v. 39.
tudo lhes ficará limpo. Dar, de coração, faz endireitar o restante. Se alguém der aos pobres, seu coração já não estará nas garras da “ganância e [da] maldade” (v. 39).
Lc 11:44
túmulos que não são vistos. Os judeus caiavam seus túmulos para que ninguém por acidente tocasse neles e assim ficasse contaminado (cf. Nm 19:16; Mt 23:27). Assim como tocar em um túmulo resultava em impureza, associar-se aos fariseus podia levar à impureza moral.
Lc 11:46
sobrecarregam os homens. Acrescentando regras e regulamentos à lei original de Moisés, sem nada fazer para ajudar as pessoas a guardá-los (Mt 23:4) e ao mesmo tempo inventando meios para os próprios peritos da lei escaparem à observância deles.
Lc 11:47
os túmulos dos profetas. Exteriormente, parecia que esses “peritos na lei” (v. 46) honravam os profetas edificando ou reedificando monumentos; no íntimo, porém, rejeitavam o Cristo anunciado pelos profetas. Viviam em oposição ao ensino dos profetas, assim como acontecera a seus antepassados.
Lc 11:49
Deus disse em sua sabedoria. Não se trata de citação do AT, nem de qualquer outro livro conhecido. Talvez se refira a Deus falando por meio de Jesus, ou pode tratar-se de uma referência, em forma de citação, à decisão divina de enviar profetas e apóstolos, embora Deus soubesse que seriam rejeitados.
Lc 11:51
v. Mt 23:35, Gn 4:8; 2Cr 24:20-22.
Lc 11:52
chave do conhecimento. As próprias pessoas que deveriam ter aberto a mente do povo no tocante à lei obscureciam seu entendimento com uma interpretação falha e um sistema errôneo de teologia. Mantinham na ignorância a si mesmos e ao povo quanto ao caminho da salvação, ou, como diz Mateus: “Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens (23:13).
Lc 11:54
esperando apanhá-lo. A firme resolução dos líderes religiosos de apanhar Jesus evidencia-se em todo evangelho de Lucas (6:11; 19:47-48; 20:19-20; 22:2).