sábado, 19 de maio de 2012

Contraste entre o Senhor e os ídolos



Jeremias 10

O v5 diz: ...os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar; necessitam de quem os leve, portanto não podem andar. Não tenhais receios deles, pois não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem.

V6: Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; Tu és grande, e grande é o poder do Teu Nome.
V8: ...mas eles todos se tornaram estúpidos e loucos; seu ensino é vão e morto como um pedaço de madeira.
V10: ...mas o senhor é verdadeiramente Deus; Ele é o Deus vivo e o Rei eterno; ...

Meu Deus, que é o Deus de Jó, a quem o diabo pôde tentar dentro das limitações impostas por Ele. Deus é o único soberano e Senhor da história.

Um Deus aclamado nos Salmos:
Se Deus é comigo a quem temerei? Que me poderá fazer o homem?

Misticismo e superstição

Desde quando um “Olho gordo” tem poder para estragar qualquer plano de Deus?
Desde quando precisamos depositar nossa confiança em ferraduras e plantinhas atrás de porta. Ou será que “comigo ninguém pode” porque eu sou filha do Deus altíssimo e é Ele e seus anjos que me guardam?

Desde quando eu preciso economizar amor pelas pessoas e escolher a quem darei amor e de quem desconfiarei achando que seu ‘olho gordo’ e sua inveja me trarão problemas (ou melhor, trariam né porque eu já coloquei a plantinha na frente da casa, então não tenho mais que me preocupar...)

Muitos não conseguem deixar a direção da vida nas mãos de Deus, tem dificuldade com isto. Mas na hora de acreditar numa plantinha...

Não devemos acreditar em repetições (faça tal coisa 7 vezes)
Coisas místicas e superstições porque o que podem isto?

São exatamente como os ídolos citados em Jeremias que não podem nem andar, nem falar nem fazer o mal e não está neles o fazer o bem.


Prov 23:26
Dá-me filho meu o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
Este é o sonho de Deus!


Historinhas como complemento:
Muitos anos atrás, quando uma tia minha argumentava sobre “mal olhado” eu disse a ela que não acreditava nisto e ela disse: “Ah, então é por isso que em você não pega!”.
Eu repliquei: “Bom, se fácil assim não “pegar” o mal olhado, então basta você não acreditar...” – Cada uma!

E outra:
Um homem que dizia não acreditar em objetos de sorte, ao receber seus amigos eles notaram uma ferradura na parede, então questionaram e ele respondeu: eu coloquei isto aí porque me disseram que funciona assim mesmo... Cada outra!






Nenhum comentário:

Postar um comentário