quarta-feira, 18 de maio de 2016

Marcas do cristão 299- Santos, Aprovados p3


Por Júlio Lopes

Romanos 12:2
“E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.
 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Como vimos no devocional anterior, a santificação é um processo pelo qual Deus nos aperfeiçoa para estarmos em concordância com a Sua vontade.
O versículo de Romanos 12:2 diz para não nos conformarmos (amoldarmos, tomarmos forma) com este mundo. A santificação implica diretamente nisto, que é deixar de estar moldado com os padrões do mundo e se amoldar a um novo modelo e santo, que é Jesus Cristo. Em todos os tempos, eu imagino que este rompimento com o padrão do mundo trouxe desafios para os crentes. No nosso tempo, isto não é diferente e desafios específicos nos têm sido apresentados. A velocidade com a qual as informações chegam até nós, o conteúdo da internet, das redes sociais, dos programas de televisão, os chamados “padrões modernos” de vários aspectos da sociedade aos quais tentam nos inserir, as mais variadas teorias ditas “científicas” que surgem, tudo isto nos coloca em uma complexa rede relacional com a qual temos que lidar diariamente. Podemos, de acordo com a nossa posição, até ser hostilizados em certas ocasiões. Tudo isto é um desafio à santidade cristã.
Tendo em consideração os textos bíblicos que falam sobre a santificação dos filhos de Deus e o nosso comportamento, é importante que consideremos algumas reflexões: Com quais conteúdos ou pensamentos temos renovado e ocupado nossa mente?
As influências que recebemos no nosso dia-a-dia nos têm moldado ao padrão deste mundo ou temos representado adequadamente o modelo de Cristo, que pretendemos ser? Vemos em nosso comportamento os aspectos do fruto do Espírito? Os usos que fazemos das novas ferramentas disponíveis para comunicação refletem Deus como prioridade em nossas vidas ou são um obstáculo para glorificarmos o Seu nome?
Que Deus possa nos ajudar a despojar-nos do velho homem e revestir-nos do novo homem, ser verdadeiramente embaixadores do Seu Reino e buscar, como servos fiéis, a santidade, para experimentar a Sua boa, agradável e perfeita vontade.

1 Pedro 1:16; Efésios 2:10; Efésios 4:14; Efésios 4:17-24


Nenhum comentário:

Postar um comentário