Pecado nas Escrituras significa
não somente as obras externas do corpo mas também todos aqueles movimentos
dentro de nós que se ocupam eles mesmos de nos mover a fazer as obras externas,
nominalmente, o profundo do coração com toda sua força. Por esta razão, a
palavra realmente deve se referir a uma queda total de uma pessoa no pecado.
Nenhuma obra externa do pecado acontece, após tudo isso, a menos que uma pessoa
se entregue a si próprio a isso completamente, corpo e alma. Em particular, as
Escrituras vêem no profundo do coração, para o fundamento e para a principal
fonte de todo o pecado: incredulidade dentro do mais profundo do coração. Desta
maneira, assim como a fé sozinha se faz justa e traz o Espírito e o desejo de
fazer boas obras externas, então somente a incredulidade que peca e exalta a
carne e traz o desejo de fazer obras externas do mal. É o que aconteceu a Adão
e Eva no Paraíso (Cf Gênesis 3).
Isso é o porquê de somente a
incredulidade é chamada de pecado por Cristo, como ele diz em João 16, "O
Espírito punirá o mundo por causa do pecado, porque ele não crê em mim."
Mais adiante, antes que as boas e más obras aconteçam, que são os frutos bons e
ruins do coração, deve estar presente no coração tanto a fé ou a incredulidade,
a fonte, mina e poder chefe de todo pecado. Isso é porque, nas Escrituras, a
incredulidade é chamada de a cabeça da serpente e do antigo dragão os quais a
semente da mulher, i.e. Cristo, deve esmagar, como foi prometido a Adão (cf.
Gênesis 3). Graça e dom que se distinguem nessa graça atualmente denotam a
bondade de Deus ou favor que Ele tem para nós e pelo que Ele está disposto a
derramar Cristo e o Espírito com seus dons em nós, como se torna claro desde o
capítulo 5, onde Paulo diz, "A graça e o dom estão em Cristo, etc."
Os dons e o Espírito crescem diariamente dentro de nós, ainda que eles não são
completos, desde que os desejos do mal e dos pecados permanecem em nós os quais
guerreiam contra o Espírito, como Paulo diz no capítulo 7, e em Gálatas,
capítulo 5. E Gênesis, capítulo 3, proclama a inimizade entre a semente da
mulher e a semente da serpente. Mas a graça realmente faz muito isso: que nós
somos considerados completamente justos diante de Deus. A graça de Deus não
está dividida em pigmentos e pedaços, como são os dons, mas a graça nos levanta
completamente ao favor de Deus, pelo benefício de Cristo, nosso intercessor e
mediador, de modo que os dons são permitidos a iniciar suas obras em nós.
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