É assim que eu faço distinção entre estar sonhando e estar acordado. Quando estou
acordado, posso, até certo ponto, contar e estudar o meu sonho. O dragão que me
perseguiu na noite passada encaixa-se sem problemas no meu mundo diurno.
Tenho plena consciência de que existem coisas como sonhos; sei muito bem
que aquela refeição de ontem me deu uma indigestão; sei que não é surpresa um
homem com o meu nível de leitura ter sonhos que envolvam dragões. Mas, enquanto
estava no pesadelo, não era possível encaixar nele a minha experiência de estar
acordado.
Nós acabamos julgando o mundo diurno mais real porque ele é capaz de
conter os
sonhos dessa maneira; julgamos o mundo dos sonhos menos real porque ele
não podeconter o mundo desperto.
Pela mesma razão, tenho certeza de que, quando passamos dos pontos de
vista científicos para os teológicos, estamos passando do sonho para o
despertar.
A teologia cristã se encaixa na ciência, na arte, na moralidade e nas religiões
subcristãs. Já o ponto de vista científico não se encaixa em nenhuma dessas
coisas nem mesmo na própria ciência.
Eu acredito no Cristianismo da mesma forma que acredito que o sol tenha
nascido, não apenas porque o veja, mas porque ele me permite ver todas as
outras coisas.
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