John Stott
Extraído do livro: A Bíblia toda o Ano Todo – Ed. Ultimato
...Depois que o Senhor disse essas palavras, disse também a Elifaz, de Temã: “Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó” (Jó 42:7)
A Bíblia não traz solução para o problema do sofrimento, porém leva-o a sério e indica as maneiras de enfrentá-lo. É nesse sentido que o livro de Jó oferece uma importante contribuição.
O livro começa com uma rápida visão a partir de duas perspectivas. De um lado, vemos a retidão de Jó, sua família e suas riquezas, de outro lado, a câmara do concílio celestial, onde Deus e Satanás entram numa discussão sobre Jó.
Fica claro a partir dessa discussão que os sofrimentos de Jó aconteceram com a permissão de Deus. Só após esse consentimento é que Jó esmagado por uma série de tragédias, que resultaram na perda de seu rebanho, de seus servos, filhos e filhas e de sua saúde.
Foi nesse momento que seus três amigos chegaram para consolá-lo. Inicialmente, eles apenas ficaram sentados no chão, ao lado dele, e durante uma semana não disseram nada. Como seria bom se eles tivessem continuado de boca fechada!
Ao contrário eles despejaram toda a sua ortodoxia convencional sobre Jó, repetindo ad nauseam a mesma ladainha, que Jó estava sofrendo por causa de seus pecados.
“O ímpio sofre tormentos a vida toda”, afirmou Elifaz (Jó 15:20).
“A lâmpada do ímpio se apaga”, acrescentou Bildade (Jó 18:5),
e Jofar concluiu dizendo que “o riso dos maus é passageiro” (Jó 20:5).
Embora Jó tenha errado ao se deixar envolver por um sentimento autopiedade, ele não estava errado ao rejeitar a doutrina de seus amigos ou chamá-los de “médicos que nada valem” (Jó 13:4) e “pobres consoladores” (Jó 16:2) que não falam outra coisa senão “absurdos” (Jó 21:34).
Mais tarde, Deus confirmou o veredicto de Jó ao declarar que estava “indignado com Elifaz e seus dois amigos” (Jó 42:7), pois eles “não falaram o que é certo” a respeito dele (Jó 42:7-8).
O livro de Jó é também importante para a nossa compreensão das Escrituras. Ele nos diz que não podemos considerar as palavras dos amigos de Jó como um ensino das Escrituras.
Esses discursos foram incluídos nas Escrituras com o propósito de serem contestados, não endossados.
“...eles tem zelo por Deus, porém não com entendimento.” Romanos 10:2
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