8. A Disciplina da Submissão
Talvez a mais perfeita
ilustração de subordinação renovadora seja a pequenina carta a Filemom.
Onésimo, escravo fugitivo de Filemom, fez-se cristão. Ele estava regressando
voluntariamente para Filemom como parte do que para ele significava ser
discípulo de Cristo. Paulo instou com Filemom a que recebesse Onésimo “não já
como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo” (Filemom
16). John Yoder observa: “Isto significa que Paulo está instruindo a Filemom.
Filemom devia subordinar-se a
Onésimo pondo-o em
liberdade. Ambos deviam ser mutuamente subordinados 'no temor de Cristo'“
(Efésios 5:21).
As epístolas não
consagraram a estrutura social hierárquica existente. Fazendo universal a ordem
à subordinação, elas a relativizaram e a minaram. Elas exigiam que os cristãos
vivessem como cidadãos de uma nova ordem - e o aspecto mais fundamental desta
nova ordem é a subordinação universal.
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