No capítulo 7, São Paulo diz,
"A lei é espiritual." O que isso significa? Se a lei fosse física,
então ela poderia ser satisfeita com obras, mas desde que ela é espiritual,
ninguém pode satisfaze-la a menos que tudo que ele faça jorre do profundo do
coração. Mas ninguém pode dar um coração assim exceto o Espírito de Deus, o
qual faz a pessoa ser de acordo com {ou como} a lei, assim que ele atualmente
concebe um coração com o sentimento ardente pela lei e a partir daí {de hoje em
diante} faz tudo, não através do medo e da força, mas de um coração espontâneo.
Tal lei é espiritual desde que ela possa ser amada e cumprida por um tal
coração e por um tal espírito espontâneo como esse. Se o Espírito não está no
coração, então permanece o pecado, com aversão e inimizade contra a lei, o que
nela própria é boa, justa e santa.
Você deve se atualizar da ideia
de que uma coisa é fazer as obras da lei e outra coisa é cumpri-la. As obras da
lei são todas as coisas que uma pessoa faz ou pode fazer de sua própria
disposição espontânea e pelas suas próprias forças em obedecer a lei. Mas
porque em fazer tais obras o coração detesta a lei e ainda é forçado a
obedecê-la, as obras são uma total perca e são completamente inúteis {sem uso}.
Isto é o que São Paulo quer dizer no Capítulo 3 quando diz, "Nenhum ser
humano é justificado diante de Deus através das obras da lei." Através
disso você pode ver que os mestres [i.e., os teólogos] e sofistas são sedutores
quando eles ensinam que você pode se preparar para a graça através das obras.
Como pode qualquer pessoa se preparar a si próprio para o bem por meio das
obras se ele não faz nenhuma boa obra exceto com aversão e constrangimento em
seu coração? Como pode tal obra agradar a Deus, se isso procede de um coração
oposto e sem desejo ardente? {desejo ardente-unwilling=sem a força da mente em
direcionar seus pensamentos e ações e influenciar a outros neste sentido.}
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