quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A Bíblia em Foco 41- A queda do homem e suas consequências 2- Julgamento e maldição p3


Segunda Dispensação: Consciência

Gênesis 3:8-19
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".
E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "
Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".
E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".


Gn 3:16
sofrimento na gravidez. O castigo da mulher recaiu no que era mais exclusivamente dela como mulher e como alguém que auxiliava o marido e a ele correspondia (2:20). Da mesma forma o sofrimento (v. 17) do homem era um castigo para ele na condição de lavrador da terra. Alguns acreditam que a raiz hebraica traduzida três vezes por “sofrimento” deve ser entendida aqui no sentido de trabalho pesado (v. Pv 5:10, “trabalho”; 14:23, “trabalho árduo”).
você dará à luz filhos. A raça humana continuaria, como um sinal da graça, em meio à condenação.
desejo [...] dominará. A atração sexual pelo homem e o domínio dele sobre ela se tornariam aspectos íntimos da vida da mulher, na qual ela experimentaria aflição e angustia em vez de alegria e benção ininterruptas.


Gênesis 2:20
Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.

Provérbios 5:10
para que estranhos não se fartem do seu trabalho e outros não se enriqueçam à custa do seu esforço.

Provérbios 14:23
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário