sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A Bíblia em Foco 154- Torre de Babel p2


C.2144 /2218-2188 a.C.

Gênesis 11:1-9
No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.
Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.
Disseram uns aos outros: "Vamos fazer tijolos e queimá-los bem". Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.
Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra".
O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.
Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros".
Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade.
Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra.


Gn 11:3
Tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Usavam-se pedras e argamassa como materiais de construção em Canaã. Na Mesopotâmia, no entanto, havia falta de pedras, de modo que usavam tijolos de barro e o piche (como mostram algumas escavações arqueológicas).

Gn 11:4
Vamos [...] nosso [...] seremos. Os planos do povo eram egoístas e orgulhosos.
torre. A torre-templo típica da Mesopotâmia, chamada zigurate, tinha base quadrada e lados inclinados, em forma de degraus, que subiam até um santuário pequeno no topo.
que alcance os céus. Zigurate semelhante talvez seja apresentado em 28:12. Outros zigurates da Mesopotâmia também recebiam nomes para demonstrar seu objetivo de servir de escadaria entre a terra e o céu: “a Casa do Vínculo entre o Céu e a Terra” (em Larsa), “A Casa dos Sete Guias do Céu e da Terra” (em Borsipa), “A Casa da Plataforma-Alicerce do Céu e da Terra” (na Babilônia), “A Casa da Montanha do Universo” (em Assur).
nome. No AT, “nome” também se refere à reputação, fama ou renome. (Os nefilins eram “homens famosos. No caso de Babel, homens rebeldes empreenderam um esforço conjunto e perverso para conquistar, por um empreendimento humano titânico, fama mundial que lhes permitisse dominar a criação de Deus (cf. 10:8-12; 2Sm 18:18).


Gênesis 28:12
E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Gênesis 10:8-12
Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: “Valente como Ninrode”.
No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.
Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém, que fica entre Nínive e Calá, a grande cidade.

2 Samuel 18:18
Quando em vida, Absalão tinha levantado um monumento para si mesmo no vale do Rei dizendo: “não tenho nenhum filho para preservar a minha memória”. Por isso deu à coluna o seu próprio nome. Chama-se ainda hoje Monumento de Absalão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário