quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A Bíblia em Foco 162- ancestrais de abrão e fatos da época 2 p1


2. História preliminar de Jó
C. 1997-1967 / c. 595-588 a. C.

Jó 1:1-5
Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.
Tinha ele sete filhos e três filhas,
e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas parelhas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente.
Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.
Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó.


Jó 1:1
terra de Uz. Território extenso a leste do Jordão (cf. v. 3), incluía Edom, no sul (v. Gn 36:28; Lm 4:21), e as terras araméias, no norte (v. Gn 10:23; 22:21).
íntegro e justo. Espiritual e moralmente reto. Não significa que Jó fosse impecável. Posteriormente, defende sua integridade moral, mas também se reconhece pecador (v. 6:24; 7:21).
temia a Deus. V. 28:28; Pv 3:7.


Gênesis 36:28
Estes foram os filhos de Disã: Uz e Arã.

Lamentações 4:21
Alegre-se e exulte, ó terra de Edom, você que vive na terra de Uz. Mas a você também será servido o cálice: você será embriagada e as suas roupas serão arrancadas.

Jó 6:24
Ensinem-me, e eu me calarei, mostrem-me onde errei.

Jó 7:21
Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas os meus pecados? Pois logo me deitarei no pó; tu me procurarás, mas eu já não existirei.

Jó 28:28
Disse então ao homem: no temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento.

Provérbios 3:7

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário