Livro: Foco
e Desenvolvimento no Novo Testamento; Pr Carlos Osvaldo; pag 35-36
Ocasião e Propósito
A data
designada para o Evangelho de Mateus nesta obra aponta para o período em que a
cisão entre a igreja e o judaísmo estabelecido estava se tornando mais e mais
pronunciada. Era importante que os judeus que tinham confiado em Jesus como
messias soubessem que não haviam traído os ideais de Yahweh (Deus).
Os milagres
de Jesus também são apresentados como prova de suas reivindicações messiânicas,
como o acalmar da tempestade no mar e a multiplicação dos pães.
O caráter messiânico de Jesus também é enfatizado por meio de seu
ensino, especialmente por aquelas porções contidas nos cinco grandes discursos
– o Sermão do Monte (5:1 a 7:27), os deveres dos discípulos (10:5-42), as
parábolas do Reino (13:1-52), os relacionamentos no Reino (18:1-35), e o sermão
profético (24:3 a 25:46) – nos quais sua penetrante aplicação da Lei, sua
exigência de que os discípulos lhe obedecessem, seu programa para o Reino, seus
elevados princípios de relacionamento interpessoal, e suas ameaçadoras
previsões sobre o futuro (respectivamente) apontam para uma pessoa especial,
cujas alegações de messianidade só aceitam duas opções – serem descartadas como
refinada loucura ou aceitas com fé e submissão.
Contexto histórico
Mateus registra toda a vida de Jesus, de 5-4 a.C. a 3 de abril de a.D.
33. Estas datas foram obtidas a partir da observação de que Herodes, o Grande,
ainda estava vivo quando Jesus nasceu, que não mais de dois anos poderiam ter
passado entre o nascimento de Jesus e o infanticídio ordenado por Herodes, e
que Jesus nasceu depois do recenseamento ordenado por Augusto por volta de 6
a.C.
O fato de a morte de Jesus ter sido posterior a a.D. 30 se percebe na
resposta atípica de Pilatos às ameaças dos judeus de denunciá-lo como um “não
amigo” de César. Uma vez que seu mentor e protetor Marcus Sajanus tinha o
controle virtual do império até a. D32, quando foi confrontado, removido e
executado por ordem de Tibério César, é melhor datar a morte de Cristo em a.D.
33.
Nenhum comentário:
Postar um comentário