2. O louvor dos anjos e a homenagem dos pastores ao bebe na manjedoura.
Lucas 2:8-20
8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.
9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
10 Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
14 "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".
15 Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer".
16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.
17 Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,
18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.
19 Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.
20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.
Explicação
Lc 2:8
que estavam nos campos. Isso não significa que era necessariamente verão, a estação seca. Os rebanhos reservados para o sacrifício no templo eram guardados nos campos perto de Belém o ano inteiro.
tomavam conta. Contra ladrões e animais predatórios.
Lc 2:9
Um anjo do Senhor. Designação usada em todas as partes das narrativas do nascimento de Jesus (v. 1:11; Mt 1:20, 24; 2:13,19). O anjo de 1:11 é identificado como Gabriel (1:19; v. 1:26).
Lc 2:10
Não tenham medo. O medo era reação comum diante dos aparecimentos angelicais e o encorajamento se fazia necessário.
Lc 2:11
cidade de Davi. Belém. Salvador. Muitos judeus estavam procurando um líder político para livrá-los do domínio Romano ao passo que outros esperavam um Salvador que os livrasse da enfermidade e dos sofrimentos físicos. Essa proclamação, no entanto, diz respeito ao Salvador que livraria do pecado e da morte (v.Mt 1:21; Jo 4:42).
o Senhor. Designação em primeiro lugar reservada a Deus, mas posteriormente empregada também em referência ao Messias (v. 2:6; Fp 2:11.
Lc 2:14
Esse breve hino é chamado Glória in excelsis Deo, as primeiras palavras da tradução Vulgata latina. Os anjos reconheciam a glória e a majestade de Deus, rendendo-lhe louvores.
nas alturas. Referência ao céu, onde Deus habita (cf MT 6:9).
paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor. A paz não é garantida a todos, mas somente aos que agradam a Deus — objetos do seu beneplácito (v. o emprego por Lucas da palavra "agrado" em outros textos: 3:22 ; 10:21; 12:32). O mundo romano estava experimentando a Pax romana (“paz romana”), marcada pela tranquilidade externa. Mas os anjos proclamaram uma paz mais profunda e duradoura que aquela — paz de mente e de alma, possibilitada pelo Salvador (v. 11). A paz com Deus é recebida pela fé em Cristo (Rm 5:1) somente aos que creem que "ele concede ao seu favor". O Messias davídico era chamado "Príncipe da Paz" (Is 9:6), e Cristo prometeu paz aos seus discípulos (Jo 14:27). Mas Cristo também trouxe conflito (a "espada"; v. 10:34-36; cf. Lc 12:49), pois a paz com Deus implica oposição a Satanás e às suas obras (Tg 4:4).
Lc 2:20
louvando a Deus. Expressão muitas vezes usada por Lucas (1:64; 2:13,28; 5:25-26; 7.16; 13:13.; 17:15,18; 18:43; 19:37; ,23:47; 24:53).
Nenhum comentário:
Postar um comentário