3. A circuncisão de Jesus
08 de abril de 5 a. C.
Lucas 2:21
21 Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer.
4. A apresentação no templo
11 de maio de 5 a. C.
Lucas 2:22:38
22 Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor
23 (como está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" )
24 e para oferecer um sacrifício, de acordo com o que diz a Lei do Senhor: "duas rolinhas ou dois pombinhos".
25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
26 Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.
27 Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazer conforme requeria o costume da lei,
28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
29 "Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.
30 Pois os meus olhos já viram a tua salvação,
31 que preparaste à vista de todos os povos:
32 luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo".
33 O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele.
34 E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,
35 de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma".
36 Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar
37 e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.
38 Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
Explicação
Lc 2:22
purificação deles. Depois de dar à luz um filho, a mãe precisava esperar 40 dias antes de ir ao templo oferecer sacrifício de purificação. Se não pudesse comprar um cordeiro e uma rolinha (ou pombinho), seriam aceitáveis duas rolinhas (ou pombinhas) (Lv 12:2-8; cf Lv 5:11).
a Jerusalém. A distância de Belém a Jerusalém era de uns 9 ou 10 km apenas.
apresentá-lo ao Senhor. Os primogênitos dos seres humanos e dos animais deviam ser dedicados ao Senhor (cf. v. 23; Ex 13:12,13). Os animais eram sacrificados, mas os seres humanos deviam servir a Deus durante a vida inteira. Os levitas na verdade serviam em lugar de todos os primogênitos masculinos de Israel (v. Nm 3:11-13; 8:17-18).
Lc 2:25
a consolação de Israel. O consolo que o Messias traria ao seu povo na sua vinda (cf. v26:38; 23:51; 24: 21;
Is 40:1-2; Mt 5:4)
o Espírito Santo estava sobre ele. Não da mesma maneira que sobre todos os crentes após o Pentecostes. Simeão recebeu entendimento especial da parte do Espírito para reconhecer o "Cristo".
Lc 2:29-32
Esse hino de Simeão passou a chamar-se Nunc dimittis, as primeiras palavras da tradução da Vulgata Latina com o significado dos pontos "Agora despede"
Lc 2:31
todos os povos. Lucas, sendo ele mesmo gentio, tomou o cuidado de ressaltar a verdade de que a salvação era oferecida aos gentios (v. 32) e não somente aos judeus.
Lc 2:33
pai [...] do menino. Lucas, consciente do nascimento virginal de Jesus (1:26-35), refere-se a José como o pai jurídico de Jesus.
Lc 2:34
a queda e soerguimento de muitos em Israel. Cristo soergue os que nele crêem, mas é uma pedra de tropeço para os incrédulos (v. 2:17-18; 1Co 1:23; 1Pe 2:6-8).
sinal de contradição. Cristo remete para o Pai e para o seu amor pelos pecadores, e quem se opõe a Cristo também se opõe ao Pai.
Lc 2:35
Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma. A frase mostra que Maria — e não somente Jesus — sofreria angustia profunda. Trata-se da primeira referência nesse evangelho ao sofrimento e à morte de Cristo.
Lc 2:36
profetisa. Outras profetisas foram Miriã (Ex 15:20), Débora (Jz 4:4), Hulda (2Rs 22:14) e as filhas de Felipe (At 21:9).
Ana. Essa Ana louvou a Deus pelo menino Jesus assim como Ana do AT louvara a Deus pelo menino Samuel (1 Sm 2:1-10). O significado do nome é “misericordiosa”
Lc 2:37
Nunca deixava o templo. O templo de Herodes era bem grande e compreendia cômodos para vários fins; Ana talvez tivesse permissão para morar num deles. A declaração, no entanto, pode muito bem significar que ela gastava todas as horas do dia frequentando o templo e ali adorando.
Lc 2:28
Jerusalém. Cidade santa do povo escolhido de Deus (Is 40:2; 52:9); aqui representa Israel como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário