segunda-feira, 29 de abril de 2013

É muito fácil confundir santificação com salvação pelas obras.


A salvação é de graça e pontual. Não há salvação pelas obras (4) -  isso já é liquido e certo!
Mas segundo Efésios 2:10...

 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

... somos de Cristo para as boas obras... Deus as preparou de antemão para que andássemos nelas!!!
 
Precisamos tomar cuidado para não nos escondermos atrás da doutrina da salvação pela graça com o intuito de driblarmos a santificação.
 
A palavra nos convida a:
Não nos conformar com o mundo.... renovar a nossa mente... Romanos 12:2 (1)
Deixar de ser imaturo – I Cor. 13:11 (2)
Ser santos, porque Deus é santo. - 1 Pedro 1:16 (3)
 
A salvação é de graça e depende só de Deus na pessoa de Cristo. (4)
A santificação (transformação) também só pode vir de Deus e é um processo para a vida toda. (5,11)
Mas devemos decidir buscá-la... permitir a ação de Deus em nós...
Almejá-la... (6)
Desejá-la... (7)
Voltar nosso olhar para Deus... (8)
Nosso foco de vida deve ser o Reino de Deus... (9)
Deixar morrer nosso eu para viver a vida de Cristo... (10)
Abandonar das coisas do mundo... (11)
Relacionar-se e amar a Deus e a Cristo, nosso redentor! (12)
 

(1) Romanos 12:2
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus

(2) I Cor. 13:11
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

(a salvação) Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 

E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
 
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
 
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.

E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim;

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
 
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário