quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Jesus declarou guerra ao materialismo

Mundo interior 130 - Livro: Celebração da Disciplina – mens. 115
6. A DISCIPLINA DA SIMPLICIDADE

Jesus declarou guerra ao materialismo do seu tempo. O termo aramaico para riqueza era “mamom”, e Jesus condenou-a como um deus rival: “Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque, ou há de aborrecer um ou amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Lucas 16:13, Ed. Rev. Corrigida).
Ele falou com freqüência e sem ambigüidade dos problemas econômicos. “Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus” e “Ai de vós, os ricos! porque tendes a vossa consolação” (Lucas 6:20, 24). Retratou graficamente a dificuldade do rico entrar no reino de Deus como a de um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Para Deus, naturalmente, todas as coisas são possíveis, mas Jesus entendeu claramente e dificuldade. Viu as garras que a riqueza pode
colocar sobre uma pessoa. Ele sabia que “onde está o teu tesouro, ai estará também teu coração”, que é precisamente a razão de ele ordenar a seus seguidores. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra” (Mateus 6:21, 19).


Nenhum comentário:

Postar um comentário