terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Crie o hábito de dar coisas

Mundo interior 146 - Livro: Celebração da Disciplina – mens. 131
6. A DISCIPLINA DA SIMPLICIDADE

Terceiro, crie o hábito de dar coisas. Se você acha que se está apegando a alguma posse, considere dá-la a alguém que necessite.
Ainda me lembro do Natal em que resolvi que melhor do que comprar ou mesmo fazer um objeto para uma determinada pessoa, eu lhe daria algo que significava muito para mim.
Meu motivo era egoísta: desejava conhecer o livramento oriundo deste simples ato de pobreza voluntária.
Esse algo era uma bicicleta de dez marchas. Enquanto eu me dirigia para a casa do amigo para entregar o presente, lembro-me de cantar com novo significado o coro de um hino que diz: “De graça, de graça recebestes; de graça, de graça dai.”

Ontem meu filho de seis anos ouviu falar de um coleguinha que precisava de uma lancheira, e perguntou-me se ele podia dar-lhe a sua. Aleluia!
Desacumule. Quantidades de coisas que não são necessárias complicam a vida.
Elas precisam ser classificadas e guardadas e espanadas e reclassificadas e guardadas de novo ad nauseam.
Muitos de nós poderíamos livrar-nos da metade das coisas que possuímos sem nenhum sacrifício grave. Faríamos bem em atender o conselho de Thoreau: “Simplifique, simplifique.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário