Livro: Foco
e Desenvolvimento no Novo Testamento; Pr Carlos Osvaldo; pag 25-26
A.Templo, Sinagoga e Torah
Depois do
seu retorno da Babilônia, os judeus não mais se deixaram enredar pela
idolatria. Durante sua permanência na Babilônia, uma nova ênfase surgira no
estudo e na aplicação cuidadosos da Torah, e isso foi levado de volta à
Palestina.
Assim,
quando o templo foi reconstruído, enfrentou feroz competição do que poderia ser
chamado “a religião da pequena comunidade”, centrada na sinagoga, que estava
presente em quase todas as cidades dos judeus, e onde uma religião mais pessoal
podia ser buscada por meio do estudo da Torah.
B.Expectativas Messiânicas
Quando o
Antigo Testamento se encerrou, Malaquias apontava para a vinda do profeta Elias
antes do aparecimento do Dia do Senhor. Na medida que os anseios judaicos por
independência eram continuamente abafados por uma série de nações
conquistadoras, suas expectativas messiânicas ganhavam um sabor distintamente
político.
C.Grupos Religiosos
A tensão
religiosa entre o Templo e a sinagoga encontrou expressão humana nos dois
principais grupos do judaísmo, os fariseus
e os saduceus.
Os fariseus
eram herdeiros espirituais dos hasadim, os judeus piedosos que haviam se
alinhado com Matatias e seus filhos na luta contra a helenização no século II
a.C. Consideravam revelação divina todo o Antigo Testamento. Vinham das camadas
inferiores e médias da população e tinham a sinagoga por plataforma de expressão.
Sua teologia enfatizava a predestinação, a ressureição e a vinda de um Messias
libertador político. Opunham-se sistematicamente a qualquer cooperação com as
potências opressoras.
Os saduceus
eram a classe sacerdotal elitista cujo envolvimento religioso se limitava ao
Templo. Sua religiosidade era mais formal e elaborada, e por isso menos
pessoal. Sua origem é obscura. Sua teologia era bem menos rígida que a dos
fariseus; aceitam apenas o Pentateuco como revelação, acreditavam na autonomia
do homem, negavam completamente a imortalidade e a existência de seres
espirituais, quer angélicos quer demoníacos.
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