5. A visita dos Magos
4 a.C.
Mateus 2:1-12
1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém
2 e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
4 Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
5 E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
6 ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
7 Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
8 Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
9 Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
10 Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
11 Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
12 E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.
Explicação
Mt 2:1
Belém da Judeia. Aldeia a uns 8 km ao sul de Jerusalém. Mateus nada diz a respeito dos fatos em Nazaré (cf. Lc 1:26-56). Talvez desejando ressaltar os antecedentes davídicos de Jesus, inicia com os fatos ocorridos na cidade de Davi. É chamada “Belém da Judeia”, não para distinguí-la da cidade de mesmo nome, uns 12 km a noroeste de Nazaré, mas para ressaltar que Jesus provinha da tribo e do território que deran origem à linhagem dos reis davídicos. Jo 7:42 deixa claro que para os judeus o Messias deveria nascer em Belém e ser membro da família de Davi.
rei Herodes. Herodes, o grande (34-4 a.C), que deve ser distinguido dos outros Herodes da Bíblia. Herodes não era judeu — era idumeu —, nomeado pelo Senado Romano em 40 a.C. para ser rei da Judéia, passando a controlá-la até 37 a.C. Assim como a maioria dos governantes daqueles dias, era implacável: assassinou a esposa, os três filhos, a sogra, o cunhado, o tio e muitos outros — sem mencionar os meninos de Belém (v. 16). Seu reinado também ficou célebre pelo esplendor, conforme se vê nos muitos teatros, anfiteatros, monumentos, altares pagãos, fortalezas e outros edifícios que erigiu ou reformou — incluindo a maior de todas as obras, a reconstrução do templo de Jerusalém, iniciada em 19 a.C.e terminada 68 anos depois de sua morte.
magos. Provavelmente astrólogos, talvez da Pérsia ou do sul da Arábia, regiões a leste da Palestina.
Jerusalém. Como procuravam o “rei dos judeus” (v. 2), é natural que fossem até a capital judaica
Mt 2:2
rei dos judeus. Mostram que os magos eram gentios. Mateus demonstra que pessoas de todas as nções reconheciam Jesus como “rei dos judeus” e vinham adorá-lo como Senhor.
estrela. Provavelmente nenhuma estrela, planeta ou cometa, embroa alguns estudiosos a tenham identificado com a conjunção de Júpiter com Saturno.
JOSÉ
Carpinteiro, pai
Famoso por:
- sua obediências às instruções de Deus dadas em sonho
- seu papel de pai terreno de Jesus
Mt 2:4
chefes dos sacerdotes. Os saduceus responśaveis pelo culto no templo de Jerusalém.
mestres da lei. Os estudiosos judaicos daquela época, instruídos para profissionalmente desenvolver, ensinar e aplicar a lei do AT. A autoridade deles era rigorosamente humana e tradicional.
Mt 2:6
Essa profecia de Miquéias fora proferida 7 séculos antes.
Mt 2:11
casa. de modo contrário à tradição, os magos não visitaram Jesus na manjedoura no noite do seu nascimento, conforme fizeram os pastores. Chegaram alguns meses depois, e o visitaram como “menino” em sua “casa”.
o menino com Maria, sua mãe. Todas as vezes que Maria e sua mãe são mencionados juntos, ele é mencionado primeiro (v. 11, 13, 14, 20, 21).
ouro, incenso e mirra. Os três presentes talvez tenham dado origem à lenda de que havia três “reis magos”. Mas a Bíblia não revela o número de magos, e quase certamente não eram reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário