domingo, 23 de maio de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - O dia anterior à crucificação - Preparativos para a Páscoa

 

1. Preparativos para a Páscoa

Quinta feira, 14 de abril de 29 d.C.

 

Mateus 26:17-19

17 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, os discípulos dirigiram-se a Jesus e lhe perguntaram: "Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa? "

18 Ele respondeu dizendo que entrassem na cidade, procurassem um certo homem e lhe dissessem: "O Mestre diz: ‘O meu tempo está próximo. Vou celebrar a Páscoa com meus discípulos em sua casa".

19 Os discípulos fizeram como Jesus os havia instruído e prepararam a Páscoa.

 

 

Explicação

Mt 26:17

No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento. Dia 14 de nisã (março–abril), também chamado preparação da Páscoa. A refeição da Páscoa era comida no entardecer do dia 14, depois do pôr-do-sol – e, portanto, estritamente falando, segundo a lei, no dia 15, porque o dia judaico terminava ao pôr-do-sol. A festa dos Pães sem Fermento (ou Asmos) durava sete dias, de 15 a 21 de nisã (v. Lv 23:5-6), mas nos tempos de Cristo o nome da festa referia-se a todo período, de 14 a 21 de nisã.

 

Mt 26:18-30

Esses versículos mostram claramente que Jesus comeu a refeição da Páscoa com seus discípulos na noite anterior à crucificação.

 

Mt 26:18

O meu tempo. Referência à crucificação de Jesus.

 

 

Marcos 14:12-16

12 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa? "

13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no

14 e digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? ’

15 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós".

16 Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa.

 

 

Explicação

Mc 14:12

No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento. Em geral, essa expressão significaria o dia 15 de nisã, um dia após a Páscoa. No entanto, a explicação “quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal” torna claro que se referia ao dia 14 de nisã, porque os cordeiros da Páscoa eram sacrificados nesse dia (Ex 12:6). A totalidade da celebração era às vezes referida como festa dos pães sem fermento, e há outras evidências o dia 14 de nisã ter sido mencionado em linguagem genérica, como “o primeiro dia dos pães sem fermento”.

 

Mc 14:13

dois dos seus discípulos. Pedro e João (Lc 22:8).

um homem carregando um pote de água. Podia ser facilmente identificado, porque em geral somente as mulheres carregavam potes de água.

 

Mc 14:14

Onde é o meu salão de hóspedes...? Era costume que quem tivesse um salão disponível em Jerusalém o cedesse, mediante solicitação, a qualquer peregrino que desejasse celebrar a Páscoa. Parece que Jesus tinha combinado previamente com o dono da casa.  

 

Mc 14:15

Façam ali os preparativos. Isso incluía os alimentos para refeição: pães sem fermento, vinho, ervas amargas, molho e o cordeiro.

 

 

Lucas 22:7-13

7 Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal.

8 Jesus enviou Pedro e João, dizendo: "Vão preparar a refeição da Páscoa".

9 "Onde queres que a preparemos? ", perguntaram eles.

10 Ele respondeu: "Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar

11 e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? ’

12 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos".

13 Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa.

 

 

Explicação

Lc 22:7

devia ser sacrificado o cordeiro pascal. No dia 14 de nisã, entre 14:30 e 17:30, no átrio dos sacerdotes – a quinta-feira da Semana da Paixão.

 

Lc 22:10

um homem carregando um pote. Era algo fora do comum ver um homem carregando um pote de água, pois em geral esse era um serviço das mulheres.

 

Lc 22:11

O Mestre pergunta. Essa forma de tratamento talvez tenha sido escolhida porque o dono da casa era um seguidor a quem Jesus já conhecia.

 

Lc 22:13

como Jesus lhes tinha dito. É possível que Jesus tivesse feito um trato anterior com o homem, a fim de garantir que a ceia da Páscoa não fosse interrompida. Como Jesus não identificou de antemão exatamente onde observaria a Páscoa, Judas não teve como informar os inimigos, que poderiam ter interrompido essa ocasião importante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário