Irmãos, não sejamos nós a impedir a mão transformadora de Deus!!!!
Na carta aos Gálatas Paulo nos mostra que eles tinham a intenção de lutar contra a carne (nossa tendência pecaminosa, contrária à orientação de Deus), A intenção é boa, mas quando nos convertemos, Ele nos dá a companhia do Espírito Santo para nos orientar a viver de modo diferente. Os gálatas aprenderam que a salvação é dada pelo favor de Deus, sem ter obtido nada por mérito algum. Mas, uma vez que estamos salvos, como vamos viver? Então, judeus dão para os cristãos da Galácia leis pra controlar a vida - pra não descambar pra libertinagem e pecado, mas essa era uma maneira fora do padrão de Deus (insensatos, enfeitiçados).
O projeto de Deus pra nossa vida não é viver no legalismo (não pode isso, não pode aquilo, não toque, não prove...); essas coisas têm aparência de sabedoria, mas é só aparência, não tem nenhum poder de controlar nossa carne.
Sejam os cristãos da Galácia ou os cristãos da atualidade, a tentativa de controlar sua vida no seu próprio esforço os leva a estar fadados ao fracasso: fracasso admitido ou disfarçado (empurrando suas culpas pra debaixo do tapete) e isso é hipocrisia e falsidade.
eus quer que nos cheguemos a Ele como nós somos, tendo desfrutado da graça dele que nos salva. Na graça, nós fomos libertados da lei. (Ef 5.18).
Agora que nós fomos salvos, o objetivo de Deus não é que você se coloque debaixo de uma série de leis, às quais você vai tentar obedecer com o seu próprio esforço. Não. O que Deus quer é que nós sejamos comandados pelo Espírito de Deus. Processo de aprendizagem com Deus do que devemos ou não fazer. Somado a isso, buscar a Deus e depender d’Ele pra fazer o que tem que ser feito e pra evitar o que não deve ser feito. A vida cristã oferecem uma série de desafios que não podem ser representados pelo ser humano, mas em que o próprio Deus quer agir na nossa vida. Por isso temos que andar no Espírito. O que é isso?
Ex você já deve ter visto um bebê aprendendo a andar, em que ele rola, engatinha... mas o ideal é andar. Quando nos convertemos, somos desafiados a andar no Espírito, não mais na nossa força (em tudo o que gente conseguia era só rolar, engatinhar). Depender de Deus pra viver dentro dos propósitos que Ele tem. Nós temos que chegar a Deus e pedir por Sua capacitação. Depender, confiar n’Ele. Isso é andar no Espírito. "Senhor, me dá vontade, me dá força..."
Muitas vezes, aprendemos com as Escrituras certos princípios que você não tem vontade de cumprir.
Ou ainda, passamos por algumas experiências que nós não escolhemos passar (doenças, dificuldades perseguições...) e elas nos jogam pra baixo.
Como vamos viver o cristianismo nessas circunstâncias? Disfarçando, fingindo que está tudo bem?
Não. Devemos nos achegar a Deus e pedir.
O Espírito é que age, seja nos controlando, motivando ou capacitando a fazer o que devemos fazer.
Retirado da mensagem do Pr. Fernando Leite, intitulada "Quando Deus age".
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=sFxv2b2mEhc
Nenhum comentário:
Postar um comentário