quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Carta de Tiago 12 - versos 2:14-26 - Sirva

 
Tiago 2:14-26
  
14
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
20
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
23
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
25
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
26
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Boas obras em si não pode salvar, mas a salvação tem por finalidade as boas obras.
Ou seja, não obtemos a salvação por obras (1), mas somos salvos (pela graça) para as boas obras (2).

Uma vez que o salvo está liberto da escravidão do pecado ele deve buscar, por intermédio de Jesus, por amor a Ele e para glória d’Ele, fazer o bem.

Devemos nos encher do amor de Deus de tal forma que possamos transbordar para os outros.


(1)
(a salvação) Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

(2)
Porque somos feitura sua, CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Outros versículos sobre boas obras:

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, ABUNDEIS EM TODA A BOA OBRA;

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, FRUTIFICANDO EM TODA A BOA OBRA, e crescendo no conhecimento de Deus;

Que façam bem, ENRIQUEÇAM EM BOAS OBRAS, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e PREPARADO PARA TODA A BOA OBRA.
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente INSTRUÍDO PARA TODA A BOA OBRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário