segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Carta de Tiago 9 - versos 2:1-11 - práticas honrosas


Tiago 2:1-11

1
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
2
Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
3
E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
4
Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
5
Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
6
Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
7
Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
8
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
9
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
10
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
11
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.


Não devemos fazer acepção de pessoas, antes devemos ser servos de todos (1).
Repito, não devemos fazer acepção de pessoas, pois sabemos que todos são iguais diante de Deus (2).
Dar preferência ao rico, ou ao culto, julgar pessoas inferiores por qualquer que seja a razão, não tem nada dos ensinamentos de Jesus nisso (2).
Se há uma posição de humildade esta deve ser a nossa posição (3).
Devemos tomar muito cuidado; eu já ouvi comentários do tipo: Não se pode dar ouvidos a este irmão, ele é ignorante...
Certamente que devemos filtrar o que ouvimos. Eu não estou tratando aqui sobre posturas de teimosias e falta de base bíblica em conversas. Meu foco aqui é a falta de consideração e amor para com os outros; o que estou tratanto aqui é sobre soberba. Portanto, eu acredito que possamos ter a seguinte postura ao entender que um irmão tem falta de entendimento: fale com ele, mas não entre em contenda e depois disso eleve-o a Deus em oração, para que Deus mesmo o ensine.
Nunca podemos esquecer de que também nós estamos em constante aprendizado e que Deus sempre teve e tem muita paciência conosco e com os outros. Assim como Deus ama a todos, devemos amar o irmão e ao perdido e humildemente nunca esquecer de onde viemos e de que perdido seríamos se a misericoridia de Deus não nos tivesse alcansado!

(1)
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

(2)
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

(3)
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um CONSIDERE OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário