segunda-feira, 19 de junho de 2023

Estudo Encenado 1: Discípulo de Cristo

Sobre o versículo do livro de Lucas (9:23-25) onde Jesus diz: Se alguém quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa, este a salvará. Pois o que adianta ganhar o mundo inteiro e destruir-se a si mesmo?

 

Maria: Oi Cristina. Obrigada por me chamar pra passar a tarde aqui com você!

Cristina: Imagina... É muito importante ter um tempo com os amigos.

Maria: Acho sua casa tão bonita! Você deve ter um vidão né?

Cristina: Não Maria, não é isso que faz a gente ter um vidão. Essas coisas a gente não leva pro céu. Vidão de verdade é viver com Deus no coração! Aí sim nossa alegria é completa

Maria: Ééééé...Cristina... outro dia na igreja teve uma mensagem sobre aquele versículo famoso que Jesus disse: se alguém quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. 

Mas tem tantos que falam que é pra gente se amar, que a gente merece ser feliz, que a gente precisa correr atrás do nosso sonho...

Cristina: pois é Maria... O pecado distorce a verdade. Por causa do pecado a gente pensa que é o centro do mundo, mas não somos nós quem define as regras. Jesus é divino. Ele é a autoridade. Não devemos viver como criança mimada onde tudo tem que estar perfeito pra nos sentirmos bem... Se Jesus pensasse desse jeito, jamais sairia do céu, jamais deixaria a companhia perfeita do Pai e viria na Terra para servir, ser humilhado, sofrer e morrer por nós. Isso demonstra um amor que se doa.  Nós precisamos aprender a viver acima dos nossos interesses pessoais. 

Maria: Cristina, já que você está explicando...E tomar sua cruz? Quer dizer que a gente precisa sofrer bastante nessa vida pra ir pro céu, é isso?

Cristina: Não Maria, você tá muito enganada. Ninguém vai pro céu porque é bonzinho ou porque sofre nessa vida. Não há o que a gente possa fazer pra ganhar o céu. Somente a obra redentora de Jesus é que tem poder de nos salvar e nos ligar a Deus. É nisso que deve estar a nossa fé.

Maria: Hummm... E o que é a gente tomar nossa cruz então?

Cristina: Pensa comigo. A cruz nos lembra a morte. O que Jesus quer dizer é que se alguém vive somente pra si; vive para os seus interesses pessoais; vive para realizar seus sonhos; então ela não vive para Deus em primeiro lugar. Nós precisamos largar esse osso, precisamos deixar o egoísmo de lado, morrer para nossos pecados e assim poder viver para Deus! Tomar a cruz é a expressão máxima o negar-se.

Maria: E quando Jesus fala: Siga-me. O que Ele quer dizer?

Cristina: Ele quer dizer pra gente olhar além do nosso umbigo, olhar pro outro, abandonar os próprios interesses e servir... Servir a Deus. Servir ao próximo. Seguir a Jesus é sério! Se a gente só fala...

A Bíblia nos diz (João 14:21) que quem ama a Deus, obedece os seus mandamentos.

Maria...Se você não abrir mão dos seus interesses pra viver os interesses de Deus, em que mensagem você creu? Nós é que precisamos mudar para nos ajustar ao evangelho. Não é o evangelho que tem que se ajustar aos nossos sonhos e interesses.

Maria: Ahhh.. Acho que agora entendi também o versículo seguinte: Quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa, este a salvará. O que adianta ganhar o mundo inteiro e destruir-se a si mesmo?

Cristina: Muito bem Maria.... O ser humano, muitas vezes, fica buscando coisas pra ser feliz mas nunca terá nada porque a felicidade só se encontra quando a gente se desprende desse mundo e tem uma vida mais excelente nas mãos de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário