sexta-feira, 30 de março de 2012

O coração IX - cheio


Do que está cheio o seu coração?
Texto-chave: *Marcos 7:18-21*

"Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado".

[...] "O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do interior do

coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ".

---
Essa é a realidade do nosso coração. Se Deus não trabalhasse em nós, nem a salvação nem a santificação seriam possíveis. Esse é um dos significados de "graça" que uma vez ouvi: “Deus trabalha!”.

Assim, por causa da capacitação de Deus, somos libertos tanto da condenação do pecado como de seu domínio.

Nós podemos agora escolher se queremos continuar a viver como escravos do pecado ou da vontade de Deus: “Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.”
Romanos 6:19

Cada escolha tem uma consequência: maldade leva à maldade, justiça leva à santidade.
Além de ser percebida no nosso comportamento aqui e agora (1), a nossa
escolha terá consequências eternas. (2)

---
(1) Lucas 6:45
“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração".

(2) 1 Coríntios 3:10-16
"Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.

Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo. Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?"

---
Sugestão de verso para memorizar - Provérbios 4:23
"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida."

---
Sugestão de aplicação: pense sobre qual é o pecado contra o qual você tem tido mais dificuldade de lutar. Ore a respeito, faça anotações e peça a ajuda de alguém de sua confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário