quarta-feira, 28 de março de 2012

O coração VII - limpo 1


Podemos ter o coração limpo diante de Deus 1
Por Pri Coghi


Texto chave: *Marcos 7:1-23*

*Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar.*

(Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos)

Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?*
*

*"Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito:

‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por
homens’.*

*Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos
homens". [...] vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que
vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".

Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: "Ouçam-me todos e entendam isto: não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Pelo contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’”
*

O acontecimento que lemos hoje começou com “os fariseus e os mestres da
lei”. Eles achavam que tinham que fazer muitos rituais para, de algum modo,obrigar Deus a recompensá-los com o céu. Ou seja, eles acreditavam que estariam mais próximos de Deus por mérito próprio, através desses e outros rituais.

É nesse sentido que Cristo respondeu que não era preciso se lavar. Ele não sugeriu que as pessoas não se preocupassem com sua higiene pessoal; antes, demonstrou que aqueles rituais não tinham eficácia no sentido de aproximar alguém de Deus.

Nossa essência má nos afasta de Deus (“*o que sai do homem é que o torna ‘impuro’*.”) e não é por meio de rituais que conseguimos resolver esse problema.






Nenhum comentário:

Postar um comentário