6. Fuga para o Egito e morte de Herodes o grande
4 (r)/ março de 4 (k) a. C.
Mateus 2:13-18
13 Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo".
14 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito,
15 onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".
16 Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
17 Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias:
18 "Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem".
13 de março de 4 a.C.
Mateus 2:19
19 Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,
20 e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.
Explicação
Mt 2:15
a morte Horodes. Em 4 a.C.
Do Egito chamei meu filho. Essa citação de Os 11:1 referia-se aos tempos de Moisés, quando Deus chamou a nação para sair do Egito. Mateus, porém, sob inspiração do Espírito, também aplica a Jesus. Ele vê a história de Israel (os filhos de Deus) recapitulada na vida de Jesus (o Filho de Deus no sentido exclusivo).Assim como Israel, no começo de seus dias como nação, desceu até o Egito, assim também Jesus foi para lá na infância. Assim como Deus tirou Israel do Egito, tirou também Jesus. Não se sabe quanto tempo Jesus ficou no Egito com Maria e José.
Mt 2:16
matassem todos os meninos de dois anos para baixo. O número de trucidados é muitas vezes exagerado, como sendo algo em torno dos milhares. Numa aldeia tão pequena como no caso de Belém (mesmo incluindo as regiões circunvizinnhas), o número não deve ter sido grande — embora, é obvio, o ato não tenha sido menos brutal por causa disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário