5. João declara que Jesus é o Messias
João 1:29-34
29 No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
30 Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.
31 Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel".
32 Então João deu o seguinte testemunho: "Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele.
33 Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.
34 Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus".
Explicação
Jo 1:29
Cordeiro de Deus. Expressão encontrada na Bíblia somente aqui e no v. 36. Há muitas hipóteses levantadas quanto ao significado exato — e.g.,
1) o cordeiro oferecido na Páscoa e
2) o cordeiro de Is 53:7, de Jr 11:19 ou de Gn 22:8. A expressão, porém, parece uma refêrencia genérica ao sacrifício, não o nome de uma oferta específica. João estava dizendo que Jesus seria o sacrifício para expiação dos pecados do mundo.
Jo 1:31
Eu mesmo não o conhecia. João Batista, que “viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel” (Lc 1:80), talvez não conhecesse a Jesus. Mas as palavras provavelmente significam apenas que não sabia ser Jesus o Messias antes de ver o sinal mencionado nos v. 32 e 33.
Jo 1:33
esse é o que batiza com o Espírito Santo. João Batista batizava com água, mas batizaria com o Espírito. Se essas palavras se referem a um acontecimento específico, o cumprimento se deu quando o Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes (At 2).
Jo 1:34
Filho de Deus. Cf. v. 14,18; 3:16; 20:31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário