3. Apresentando Cristo
Mateus 3:11-12
11 "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12 Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".
Marcos 1:7-8
7 E esta era a sua mensagem: "Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.
8 Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo".
Lucas 3:15-18
15 O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.
16 João respondeu a todos: "Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
17 Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".
18 E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas.
João 1:19-28
19 Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era.
20 Ele confessou e não negou; declarou abertamente: "Não sou o Cristo".
21 Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não".
22 Finalmente perguntaram: "Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? "
23 João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ".
24 Alguns fariseus que tinham sido enviados
25 interrogaram-no: "Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? "
26 Respondeu João: "Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem.
27 Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar".
28 Tudo isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
Explicação
Mt 3:11
com água para arrependimento. O batismo de João pressupunha o arrependimento, e não queria batizar os fariseus e saduceus por não darem nenhuma demonstração de arrependimento (v.7,8).
levar. Marcos (1:7) e Lucas (3:16) registram “desamarrar”, mas a palavra grega traduzida por “levar” pode também significar “retirar”.
com o Espírito Santo e com fogo. Demonstrado de modo dramático no Pentescostes (At 1:5,8; 1:1-13; 11:16), embora aqui “fogo” possa referir-se ao juízo vindouro (cf. v. 12). O derramamneto do Espírito Santo sobre o povo de Deus foi prometido em Joel 2:28-29.
Mt 3:12
a pá. Essa pá é para joeirar(*) . Aqui serve a figura do dia do juízo, na segunda vinda de Cristo. Os profetas do AT e os escritores do NT às vezes encaixam a primeira e a segunda vinda de Cristo de modo a parecerem um só acontecimento.
(*) Agitar (o trigo) numa joeira, para separá-lo do joio. [Figurado] Escolher, separando o bom do mau; selecionar.
Mc 1:7
mensagem. É breve o relato que Marcos faz da mensagem de João (cf. Mt 3:7-13; Lc 3:7-17) e se concentra no Poderoso que está por vir.
Lc 3:16
batizará com o Espírito Santo. Cumprido no Pentecostes (At 1:5; 2:4,38).
e com fogo. Aqui o fogo está associado a juízo (v. 17). V. tb. o fogo do Pentecostes (At 2:3) e o fogo da provação (1Co 3:13).
Lc 3:17
a pá. A palha representa os impenitentes; e o trigo, os justos. Muitos judeus pensavam que, na vinda do Messias, somente os pagãos seriam julgados e castigados, mas João declarou que o juízo viria a todos quantos não se arrependessem — mesmo os judeus.
Jo 1:19
os judeus. A expressão ocorre umas 70 vezes nesse evangelho. É empregada em sentido favorável (e.g., 4:22) e em sentido neutro (e.g., 2:6). Mas, de modo geral, João a empregava a respeito dos líderes judaicos hostis a Jesus (e.g., 8:48). Aqui refere-se à delegação enviada pelo Sinédrio para fiscalizar as atividades de um mestre sem autorização.
levitas. Descendentes da tribo de Levi, designados a funções específicas no tabernáculo e no templo (Nm 3:17-37). Também tinham o dever de ensinar (2Cr 35:3; Ne 8:8:7-9), sendo provavelmente para desempenhar esse papel que foram enviados com os sacerdotes a João Batista.
Jo 1:20
Não sou. No original temos um “eu” enfático (apenas subentendido em português) que contrapõe João Batista a outra pessoa. Essa ênfase continua nos versículos seguintes, e quase invariavelmente se contrapõe de forma implícita a Jesus, a quem sempre é atribuída a posição superior.
Jo 1:21
É Elias [...] Não sou. Os judeus lembraram-se de que Elias não morrera (2Rs 2:11) e acreditavam que voltaria à Terra para anunciar os temos do fim. João negou, corretamente, ser Elias. Quando, mais tarde, Jesus disse que João Batista era Elias (Mt 11:14; 17:10-13), era no sentido de João ser um cumprimento da profecia de Malaquias 4:5 (cf. Lc 1:17)
o Profeta. O profeta segundo Dt 18:15,18. O povo judeu esperava a vinda de várias pessoas quando viesse o Messias. João Batista nega enfaticamente ser o Profeta. Viera testificar a respeito de Jesus, mas continuam a lhe fazer perguntas a seu respeito. Suas respostas se tornaram cada vez mais concisas.
Jo 1:23
João Batista aplicou a profecia de Is 40:3 a seu ministério de chamar o povo ao arrependimento em preparação para a vinda do Messias. Os homens de Qumran (comunidade que produziu os rolos do mar Morto) aplicavam a si as mesmas palavras, mas se prepararam para a vinda do Senhor isolando-se do mundo para obter salvação deles próprios. João se concentrava em ajudar as pessoas a vir até o Messias, o Cristo.
Jo 1:24
fariseus. Partido religioso conservador que inquiria mais profundamente do que o restante da delegação (v. 19).
Jo 1:25
o Cristo. Significa “o Ungido”. Nos tempos do AT a unção significava separação para o serviço, sobretudo na qualidade de rei (cf. 1Sm 16:1,13; 26:11) ou sacerdote (Ex 40:13-15; Lv 4:3). As pessoas, porém, não procuravam apenas um ungido, mas o Ungido, o Messias.
Jo 1:27
... mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias. Tarefa própria de escravo. Os discípulos realizavam muitas tarefas paa seus rabinos (mestres), mas desamarrar as correias das sandálias sem dúvida não era uma delas.
Jo 1:28
Betânia. A Betânia mencionada em outros trechos dos evangelhos situava-se a apenas 4 km de Jerusalém. A localização dessa Betânia especificamente é desconhecida — só se sabe que ficava a leste do Jordão.
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