sexta-feira, 28 de junho de 2013

É hora de rever nossos valores

De que vai valer seu carrão e todos os bens de muito valor quando uma garrafa de água valer uma fortuna?
 
De que vai valer aquela sua roupa de marca bem cara quando a economia do planeta entrar colapso?
 
Será que somente quando o planeta sofrer de escassez de alimentos você vai se lembrar de quanta comida é jogada fora?
 
Será que somente quando o planeta sofrer de escassez de água doce e potável é que você vai se lembrar do desperdício de água usada para “varrer” as calçadas?
 
Será que precisamos matar o futuro de nossos netos porque hoje somos capazes de olhar somente para lucros das empresas que não podem gastar um centavo em prol de proteger a natureza?
 
É hora de rever nossos valores...
De perceber como somos egoístas...
Ou será que somente quando acontece muita desgraça é que amadurecemos?
 
 
 
Recebi a mensagem abaixo de uma amiga que originalmente foi enviado por Luis Fernando Gigena, que compreendi ser uma vitima da enchente de Santa Catarina. No final do e-mail ele nos deixou esta linda mensagem... 
Que possamos aprender com as experiências de nossos irmãos, para não precisarmos sofrer tanto para nos transformar!
 
 
Há alguns anos, numa grande enchente na Argentina um anônimo escreveu isto: 
 
                      COMEÇAR DE NOVO 
 
                      Eu tinha medo da escuridão 
                      Até que as noites se fizeram longas e sem luz 
                      Eu não resistia ao frio facilmente 
                      Até passar a noite molhado numa laje 
                      Eu tinha medo dos mortos 
                      Até ter que dormir num cemitério 
                      Eu tinha rejeição por quem era de Buenos Aires 
                      Até que me deram abrigo e alimento 
                      Eu tinha aversão a Judeus 
                      Até darem remédios aos meus filhos 
                      Eu adorava exibir a minha nova jaqueta 
                      Até dar ela a um garoto com hipotermia 
                      Eu escolhia cuidadosamente a minha comida 
                      Até que tive fome 
                      Eu desconfiava da pele escura 
                      Até que um braço forte me tirou da água 
                      Eu achava que tinha visto muita coisa 
                      Até ver meu povo perambulando sem rumo pelas ruas 
                      Eu não gostava do cachorro do meu vizinho 
                      Até naquela noite eu o ouvir ganir até se afogar 
                      Eu não lembrava os idosos 
                      Até participar dos resgates 
                      Eu não sabia cozinhar 
                      Até ter na minha frente uma panela com arroz e crianças com fome 
                      Eu achava que a minha casa era mais importante que as outras 
                      Até ver todas cobertas pelas águas 
                      Eu tinha orgulho do meu nome e sobrenome 
                      Até a gente se tornar todos seres anônimos 
                      Eu não ouvia rádio 
                      Até ser ela que manteve a minha energia 
                      Eu criticava a bagunça dos estudantes 
                      Até que eles, às centenas, me estenderam suas mãos solidárias 
                      Eu tinha segurança absoluta de como seriam meus próximos anos 
                      Agora nem tanto 
                      Eu vivia numa comunidade com uma classe política 
                      Mas agora espero que a correnteza tenha levado embora 
                      Eu não lembrava o nome de todos os estados 
                      Agora guardo cada um no coração 
                      Eu não tinha boa memória 
                      Talvez por isso eu não lembre de todo mundo 
                      Mas terei mesmo assim o que me resta de vida para agradecer a todos 
                      Eu não te conhecia 
                      Agora você é meu irmão 
                      Tínhamos um rio 
                      Agora somos parte dele 
                      É de manhã, já saiu o sol e não faz tanto frio 
                      Graças a Deus 
                      Vamos começar de novo. 
                      Ânimo  
 
                      É hora de recomeçar, e talvez seja hora de recomeçar não só materialmente. Talvez seja uma boa oportunidade de renascer, de se reinventar e de crescer como ser humano. 
                      Pelo menos é a minha hora, acredito. 
                      Que Deus abençoe a todos. 




Para receber mensagens solicite inclusão de seu e-mail para belcoghi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário