terça-feira, 3 de setembro de 2013

Conceitos 34 - Teologia prosperidade parte 3

Série

O perigo do falso conceito de vitória
Considerando os padrões de sucesso (o ser bem sucedido) do mundo, qual foi o sucesso de Jesus?
De Paulo? Dos demais apóstolos?
Do povo cristão que vendia tudo que tinha pra suprir os necessitados (1), era perseguido (2) e morto (3)?
Estevão foi apedrejado até a morte (3). João Batista, decapitado (4). Paulo foi açoitado e preso várias vezes (5) e não vivia reclamando de sua condição, ao invés disto, via em tudo uma oportunidade de levar o evangelho a todos (6).

Jesus é um vencedor no âmbito espiritual.
Ele ressuscitou! (7)

A paz que excede o entendimento é no âmbito espiritual.
Ter paz é uma imensa vitória! A verdadeira paz vem de Deus!
É ela (através de uma vida íntima com Deus) que nos permite passar bem em meio aos problemas.

Davi no Salmo 23 nos revela:
O SENHOR É MEU PASTOR, DE NADA SENTIREI FALTA.
Com Deus no coração, não precisamos de mais nada! Não sentiremos falta de nada!
Esta é a vitoria de Deus sobre o mundo!
Em Deus podemos ser livres de toda ordem de valores estabelecida neste mundo!

Ser cristão é andar na contra-mão do mundo.
Em que a teologia da prosperidade difere dos desejos das pessoas sem Deus?

Jesus, ao ser tentado, recusou todas as ofertas de ter sucesso neste mundo!
Mateus 4
1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;
9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.

Se Jesus aceitasse a oferta do diabo Ele estaria se prostrando, não só diante de Satanás, mas das riquezas mundanas. Jesus é o filho do Rei, assim como nós também nos tornamos segundo João 3:16.
MAS O REINO DE DEUS NÃO É DESTE MUNDO (8).


Oremos:
Senhor Deus, nos ajude e nos ensine a andar na contramão do mundo.
A nos apoiar na tua graça e depender de ti.
Ajuda-nos a viver considerando que a tua graça nos basta!
E nos dê um coração livres dos desejos desta terra, para podermos utilizar nosso tempo em prol da tua obra.
Em nome de Jesus Cristo. Amém.



 (1) Atos 2:45
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

(2) Atos 11:19
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.

(3) Atos 7:59
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito

(4) Marcos 6:25
E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João o Batista

(5) II Coríntios 11:23b,30
23 ... em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;
24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.
29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
30 Se é preciso gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.

(6) Atos 16
25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.
26 De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.
27 Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28 Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos.
29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas
30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?
31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
32 Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa.

(7) Marcos 16:6
Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram

(8) João 18:36
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário