sábado, 6 de setembro de 2014

O mal do mundo é o foco no ‘EU’

O mal do mundo é o foco no ‘EU’  - parte 1- Introdução

No sábado dia 23/08/14 estive na minha igreja numa aula do curso de Aconselhamento cujo assunto foi depressão.

Pensando no conteúdo apresentado (sempre de excelente qualidade) eu me inspirei para montar essa série: O mal do mundo é o foco no ‘EU’

Os assuntos aqui tratados serão diferentes dos abordados na aula, porém eu não posso deixar de mencionar a fonte, pois mais adiante, muitas referências virão de lá.

Desde o princípio, os males ocorrem quando homem olha para si (1) e as soluções vêm da parte de Deus por amor e por dar-se (2).

Adão e Eva tinham um relacionamento perfeito com Deus, Pai e filhos, encontros nos fins de tarde no jardim (3)... não lhes faltava nada!
Mas o maldito ‘EU’ entra em ação e estraga tudo!

E desde então a humanidade tem preferido o ‘EU’ em detrimento do relacionamento com Deus. (4)

Como o homem sozinho não consegue reatar a amizade com Deus por conta do pecado, Deus envia seu filho Jesus para nos salvar, nos limpar dos pecados e assim poder se relacionar com Deus de novo. (5)
Mas quando o ‘EU’ senta no trono, o relacionamento fica comprometido ao ponto de não sobrar nada. (6)

E assim caminha a humidade corrompida, triste e doente por causa do ‘EU’.
E apesar de todo mal que o foco no ‘EU’ traz (ansiedade, afastamento de Deus, tristeza, relacionamentos ruins, falta de paz) mesmo assim ninguém larga o osso e sofre cada vez mais!


(1) 2 Timóteo 3:2-4
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

(2) Filipenses 2:7
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 

O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, 

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;

(4)  Lucas 9:25
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 

(6)  Isaías 59:2a
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário