terça-feira, 24 de julho de 2012

C.S Lewis – Palavras delicadas


Extraído do livro: Um ano com C.S. Lewis – Ed. Ultimato
Original do livro: O Problema do sofrimento


É bem aqui, onde a providência divina parece à primeira vista ser mais cruel, que a
humildade divina, o rebaixamento do Altíssimo, merece o maior louvor.

Ficamos perplexos de ver a desgraça recaindo sobre pessoas dignas, inofensivas e decentes – sobre capazes e esforçadas mães de família, ou diligentes e frugais e pequenos comerciantes, sobre aqueles que se empenharam tanto e de forma tão honesta a troco do seu modesto estoque de alegrias e agora parecem estar começando a gozá-lo com plenos direitos.

Como eu poderia dizer o que tinha de ser dito a esse respeito com a máxima delicadeza possível? Não me importo em saber que eu possa parecer, aos olhos
do meus leitores mais hostis, pessoalmente responsável por todos os sofrimentos que
eu tento explicar – da mesma forma que, até os dias de hoje, todo mundo fala como se

Santo Agostinho tivesse desejado que as criancinhas não batizadas fossem para o Inferno.

Mas faz uma grande diferença se eu alieno qualquer pessoa da verdade. Imploro ao leitor que tente acreditar, por um só instante, que Deus, que criou todas essas pessoas tão merecedoras, está coberto de razão em achar que a modesta prosperidade delas e a felicidade de seus filhos não sejam suficientes para torná-las abençoadas: que tudo isso cairá por terra no fim dos tempos e que, se elas não tiverem aprendido a conhecê-lo, acabarão se sentindo miseráveis.

E por isso Deus permite tormentos, avisando-as desde já de uma insuficiência que um dia terão de descobrir por si mesmas. A vida que vivem para si mesmas e as suas famílias se colocam (como empecilho) entre elas e o reconhecimento da sua necessidade; Deus torna esse tipo de vida menos doce para essas pessoas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário