quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A Bíblia em Foco 5- A criação 3- Satanás é expulso do céu 1


Isaías 14:12-17
Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.
Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".
Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!
Os que olham para você admiram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam: "É esse o homem que fazia tremer a terra e abalava os reinos,
e fez do mundo um deserto, conquistou cidades e não deixou que os seus prisioneiros voltassem para casa? "


14:12- estrela da manhã. A expressão hebraica é traduzida por “Lúcifer” na Vulgata latina.
14:13- monte santo. O monte Zafon (v. Sl 48:1-2), também chamado Monte Cássio, ficava uns 40 km a nordeste de Ugarite, na Síria. Os cananeus o consideravam moradia e lugar de assembleia dos deuses, de modo semelhante ao monte Olimpo para os gregos (v. Sl 48:2 e nota) V. Sl 82:1
14:16-20a- Esses versículos parecem acontecer na Terra e não no âmbito dos mortos (Sheol).
14:17- prisioneiros voltassem para casa. A Babilônia, assim como a Assíria, deportava grandes seguimentos das populações derrotadas, para subjugar os rebeldes entre elas (v. 2Rs 24:14-16)


Salmo 48:1-2
Grande é o SENHOR e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.
Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.

Salmo 82:1
Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.

2 Reis 24:14-16
E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra.
Assim transportou Joaquim à babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à babilônia.
E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de babilônia levou presos para babilônia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário