terça-feira, 25 de abril de 2023

O CONTENTAMENTO

 

Paulo afirmou em 1 Timóteo 6.8: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”.

 

Paulo explica, nesse texto, que uma vida completa advém de se estar contente. Contentamento tem a ver com uma disposição mental, a qual é completamente independente de coisas exteriores. O contentamento nunca provém da posse de objetos externos, antes é uma atitude interna em relação à vida.

 

O segredo do contentamento nunca é aumentar a posse de coisas, mas diminuir o desejo por elas. Pessoas contentes controlam os seus desejos. O próprio Senhor Jesus e seus apóstolos e as grandes pessoas na história, sempre se contentaram com o que tinham; achavam que tinham o suficiente.

 

Ser cristão não significa fazer uma apologia à pobreza. Segundo a Bíblia, não há nenhuma virtude especial em ser pobre. O ensino bíblico é que ter ou não ter coisas, dinheiro e bens materiais não podem nem devem definir a identidade de qualquer pessoa. Nada do que se tem ou é estabelece o contentamento primário da vida, antes, tudo nesta vida deve ser sempre um meio e nunca o fim.

 

Devemos sempre lembrar também que na morte ninguém leva nada. E. K. Simpson afirmou: "Qualquer coisa que o homem acumule em seu caminho é parte de sua bagagem, não de sua verdadeira personalidade, antes, deve ser algo que deve deixar atrás ao passar o posto de pedágio da morte".

 

Assim, a solidez de sua vida está em aprender a viver com o que tem e pode, sem viver fora de seu padrão financeiro ou invejar ou querer o que é do outro.  Você precisa aprender a enriquecer a sua alma, desejando o certo e apreciando mais os princípios de Deus e a beleza moral antes de quaisquer coisas externas.

 

Se você for uma pessoa contente, você considerará antes de tudo construir uma grande alma para a glória do Senhor, e ao fazer isso você agradecerá mais, comprará menos e doará o quanto pode.

 

Mensagem recebida de um missionário

Extraída do Plano Devocional do Aplicativo Your Version

Nenhum comentário:

Postar um comentário