quinta-feira, 12 de novembro de 2020

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - 3-Início Ministério: Judeia

1. A purificação do templo na primeira Páscoa

14 de abril de 26 d.C.

 

João 2:13-22

13 Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.

14 No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro.

15 Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas.

16 Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! "

17 Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá".

18 Então os judeus lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso? "

19 Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".

20 Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? "

21 Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.

22 Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

 

 

Explicação

Jo 2:13

Páscoa. V. Ex 12. A Páscoa era uma das festas anuais que todos os homens judeus tinham a obrigação de celebrar em Jerusalém (Dt 16:16).

 

Jo 2:14-17

Mateus, Marcos e Lucas registram uma purificação do templo perto do fim do ministério de Jesus.

 

Jo 2:14

bois, ovelhas e pombas. Indispensáveis para os sacrifícios. Os judeus que viessem de lugares muito distantes precisavam comprar animais sacrificiais perto do templo. Os mercadores, no entanto, os estavam vendendo no átrio exterior do templo, no único lugar em que os gentios podiam vir orar.

trocando dinheiro. Muitas moedas tinham de ser trocadas por dinheiro aceitável às autoridades do templo, e isso exigia a presença de cambistas. Não podiam, no entanto, estar operando dentro do próprio templo.

 

Jo 2:19

Os judeus pensavam que Jesus se referia ao templo propriamente dito, mas João explica não ser esse o caso (v. 21). Anos mais tarde, Jesus foi acusado de dizer que destruiria o templo e o levantaria de novo (Mt 26:60-61; Mc 14:5-59) e uns zombadores repetiam a acusação enquanto estava pendurado na cruz (Mt 27:40; Mc 15:29). É possível que o mesmo equívoco estivesse por trás da acusação Estevão (At 6:14).

 

Jo 2:20

quarenta e seis anos. O templo foi totalmente concluído em 64 d.C. o significado é que as obras estavam em andamento havia 46 anos. Como tinham começado em 20 a.C., o ano do acontecimento aqui registrado é de 27 d.C.

 

Jo 2:22

lembraram-se. V.14:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário