D. Dia de Milagres em Cafarnaum (M-5)
Mateus 8:14-17
14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre.
15 Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.
16 Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.
17 E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças".
Marcos 1:29-34
29 Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus.
31 Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los.
32 Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados.
33 Toda a cidade se reuniu à porta da casa,
34 e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era.
Lucas 4:38-41
38 Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela.
39 Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los.
40 Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.
41 Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: "Tu és o Filho de Deus! " Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.
Explicação
Mc 1:29
à casa de Simão e André. Jesus e os discípulos provavelmente foram almoçar, pois a refeição principal do sábado era servida imediatamente após o culto da sinagoga.
Mc 1:30
A sogra de Simão. 1Co 9:5 informa que Pedro era casado.
Mc 1:32
o povo levou. Esperaram até acabar o sábado (depois do pôr-do-sol) para carregar peso (v. Jr 17:21-22).
Mc 1:34
porque sabiam quem ele era. Lucas diz: “porque sabiam que ele era o Cristo” (Lc 4:41). É provável que Jesus desejasse primeiro demonstrar por palavras e ações o tipo de Messias que era (em contraposição às crenças populares) antes de se declarar publicamente; e não deixaria os demônios frustrar essa intenção.
Lc 4:38
A sogra de Simão. Pedro era casado (1Co 9:5).
febre alta. Os três evangelhos sinóticos narram esse milagre (Mt 8:14-15; Mc 1:29-31), mas somente Lucas, o médico, emprega essa expressão mais específica “febre alta”.
Lc 4:40
Ao pôr-do-sol. O sábado (v. 31) terminava ao pôr-do-sol (cerca de 18 horas). Antes dessa hora, segundo a tradição dos anciãos, os judeus não podiam viajar mais que cerca de 1 km, nem carregar um fardo. Somente depois do pôr-do-sol podiam levar os enfermos a Jesus, e a ansiedade de assim agirem se vê no fato de iniciarem a viagem enquanto o sol ainda não se punha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário