9. Transformação da água em vinho (M-1)
Março (r) / novembro (k) de 25 d.C.
João 2:1-11
1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;
2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4 Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou".
5 Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar".
6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.
7 Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.
8 Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram,
9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
10 e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".
11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Explicação
Jo 2:1
um casamento. Pouco se sabe a respeito de como o casamento era celebrado na Palestina, mas fica claro a festa era muito importante, podendo durar uma semana. Deixar de oferecer a devida hospitalidade era delito grave.
Caná. Mencionada somente em João (2:11; 4:46; 21:2). Ficava a oeste do mar da Galiléia, mas desconhece-se a localização exata.
Jo 2:3
Tendo acabado o vinho. Mais que um constrangimento social sem importância, uma vez que a família tinha a obrigação de providenciar uma festa à altura das exigências sociais. Não havia grande variedade de bebidas, e as pessoas normalmente bebiam água ou vinho.
Jo 2:4
A minha hora não chegou. Várias expressões semelhantes, espalhadas por esse evangelho (7:6,8,30; 8:20), retratam Jesus avançando inevitavelmente em direção aos destino a que viera: a hora de sua morte sacrificial na cruz. Na crucificação e na ressurreição, de fato chegou a hora de Jesus (12:23,27; 13:1; 16:32; 17:1).
Jo 2:6
purificações cerimoniais. Os judeus ficavam impuros nas circunstâncias normais da vida diária, sendo purificados ao derramar água sobre as mãos. Para uma festa prolongada com muitos hóspedes, era necessário grande quantidade de água para esse fim.
Jo 2:11
sinal. João sempre se refere aos milagres de Jesus como “sinais”, palavra que ressalta mais a importância da ação que o elemento sobrenatural (v. e.g., 4:54; 6:14; 9:16; 11:47). Revelavam a glória de Jesus (v. 1:14; cf. Is 35:1-2; Jl 3:18; Am 9:13).
10. Estada em Cafarnaum
João 2:12
12 Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.
Explicação
Jo 2:12
desceu. Cafarnaum, situada à beira do lago, ficava em nível mais baixo em relação a Caná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário