4. Testemunho de João Batista acerca de Jesus em Enom
João 3:25-36
25 Surgiu uma discussão entre alguns discípulos de João e um certo judeu, a respeito da purificação cerimonial.
26 Eles se dirigiram a João e lhe disseram: "Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele".
27 A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.
28 Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.
29 A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.
30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
31 "Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.
32 Ele testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita o seu testemunho.
33 Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.
34 Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.
35 O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.
36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".
Explicação
Jo 3:25
discussão [...] a respeito da purificação cerimonial. Os rolos do mar Morto (de Qumran) demonstram que alguns judeus interessavam-se profundamente pela maneira certa de conseguir a purificação cerimonial.
Jo 3:26
testemunhaste. Os discípulos de João Batista sabiam que ele testificava a respeito de Jesus, mas amavam o mestre deles e sentiam inveja do sucesso de Jesus.
Jo 3:27
Essas palavras são aplicáveis tanto a Jesus quanto a João Batista (e a todas as pessoas). Ambos tinham aquilo que Deus lhe dera, de modo que não havia lugar para inveja.
dado. O verbo “dar” é usado muitas vezes nesse evangelho (76 vezes), especialmente no que diz respeito ao que o Pai dá ao Filho.
Jo 3:29
noivo. O homem mais importante na festa do casamento; aqui se refere a Jesus. O amigo (padrinho) está presente apenas para ajudar o noivo, e assim fica explicado o papel de João Batista.
enche-se de alegria. Não por estar no centro do palco, mas porque o noivo estava ali. A alegria de João era ouvir falar do sucesso de Jesus.
Jo 3:30
João Batista fora enviado para preparar os caminhos para o Messias, e aqui reafirma sua posição subordinada.
Jo 3:31
Aquele que vem do alto. Jesus, cuja origem celestial (cf. 1Co 15:47) era tão significante para João.
aquele que é da Terra. Expressão geral que podia ser aplicada a qualquer pessoa, mas aqui se refere especificamente a João Batista.
Jo 3:32
o que tem visto e ouvido. Jesus ensinava com base na experiência divina.
ninguém. Isso não significa que nenhuma pessoa aceitava o que ele dizia (cf. v. 33), mas que as pessoas em geral recusavam o seu ensino.
Jo 3:33
confirma. Quando alguém aceita o testemunho de Cristo, acolhe a verdade de que ele veio do céu e de que Deus agia nele para a salvação do mundo. Assim, confirma que Deus é verdadeiro.
Jo 3:34
aquele que Deus enviou. Jesus.
sem limitações. Alguns sustentam que é somente a Jesus que o Espírito é dado sem limites. Outros entendem que “ele” é referência a Cristo dando o Espírito sem limite aos crentes.
Jo 3:36
tem. A vida eterna é um bem presente, e não algo que o crente obterá somente mais tarde.
a ira de Deus. Expressão forte. Significa que Deus se opõe ativamente a toda maldade. A palavra “ira” ocorre somente aqui em João.
permanece. O pecador não pode ter por certo que a ira de Deus acabará diluindo-se. A oposição de Deus ao mal é não apenas total, mas também permanente.
5. A prisão de João Batista
26 (r)/ 27 (k) d.C.
Lucas 3:19-20
19 Todavia, quando João repreendeu Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e por todas as outras coisas más que ele tinha feito,
20 Herodes acrescentou a todas elas a de colocar João na prisão.
Explicação
Lc 3:19
repreendeu Herodes [...] por causa de Herodias. Herodes Antipas casara-se com a filha de Aretas IV, da Arábia, mas divorciou-se dela para se casar com a sobrinha Herodias, que já era esposa de seu irmão (Herodes Filipe) (v. Mt. 14:3; Mc 6:17).
Lc 3:20
colocar João na prisão. Segundo Josefo, João foi encarcerado em Manquero, a leste do mar Morto (Antiguidades, 18.5.2). Isso só se deu algum tempo depois do começo do ministério de Jesus (v. Jo 3:22-24), mas Lucas menciona aqui o fato para encerrar a seção sobre o ministério de João e iniciar o relato do começo do ministério de Jesus (v. tb. Mt 4:12; Mc 1:14). Posteriormente, faz breve alusão à morte de João (9:7-9).
Nenhum comentário:
Postar um comentário