2. Primeira viagem
A. O chamado de quatro pescadores que lançavam as redes (M-3)
Mateus 4:18-22
18 Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
19 E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".
20 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
21 Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,
22 e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.
Marcos 1:16-20
16 Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
17 E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens".
18 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
19 Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.
20 Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando Zebedeu, seu pai, com os empregados no barco.
Lucas 5:1-11
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".
5 Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".
6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.
7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.
8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "
9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
Explicação
Mt 4:18
redes. Redes circulares de lançar e recolher em seguida, atiradas por quem se encontra num barco ou em pé em águas rasas.
Mt 4:19
pescadores de homens. A evangelização estava no âmago do chamado de Jesus aos seus discípulos.
Mt 4:21
preparando as suas redes. Lavando, consertando e pendurando as redes para secagem, deixando-as prontas para o trabalho do dia seguinte.
Mc 1:16
mar da Galileia. Belo lago, uns 210 m abaixo do nível do mar, tendo uns 22 km de extensão e uns 6 km de largura, alimentado pelas água do rio Jordão. Era também chamado lado de Genesaré (Lc 5:1) e mar de Tibiríades (Jo 6:1; 21:1). Nos tempos do AT era conhecido como mar de Quinerete (e.g., Num 34:11).
Simão. Provavelmente a forma contraída do nome Simeão, do AT. Jesus deu a Simão o nome de Pedro (3:16; Mt 16:18; Jo 1:42).
Mc 1: 17
Sigam-me. O chamado ao discípulo é específico e exige resposta de dedicação total. Esse não foi o primeiro encontro que Jesus tivera com Simão e com André (v. Jo 1:35-42).
pescadores de homens. Evangelistas (v. Lc 5:10).
Lc 5:1
lago de Genezaré. Lucas é o único que o chama “lago”. Os outros escritores dos evangelhos o chamam-no “mar da Galileia”, e João o chama duas vezes “mar de Tibiríades” (Jo 6:1; 21:1).
Lc 5:2
lavando as suas redes. Depois de cada período de pesca, as redes eram lavadas, estendidas e preparadas para novo uso.
Lc 5:3
sentou-se. Posição em que normalmente se ensinava. O barco oferecia uma situação ideal, afastada da pressão da multidão, mas suficientemente perto de Jesus, para vê-lo e ouví-lo.
Lc 5:7
seus companheiros. Cf. v.10.
Lc 5:8
Afasta-se de mim, Senhor. Quanto mais perto a pessoa se aproxima de Deus, tanto mais sente sua pecaminosidade e indignidade – como se sentiram Abraão (Gn 18:27), Jó (42:6) e Isaías (6:5).
Lc 5:11
deixaram tudo e O seguiram. Não fora esta a primeira vez que esses homens tinham estado com Jesus (Jo 1:40-42; 2:1-2). Sua convivência esporádica e sem compromissos passava agora a ser uma comunhão íntima ao seguirem o Mestre. O cenário é o mesmo de Mt 4:18-22 e de Mc 1:16-20, mas os relatos citam acontecimentos e horários diferentes aquela manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário