12. Segunda retirada para o Norte
A. A confissão de Pedro
Agosto de 28* d.C.
Mateus 16:13-20
13 Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
15 "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
17 Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.
18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus".
20 Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.
Marcos 8:27-30
27 Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesareia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: "Quem o povo diz que eu sou? "
28 Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas".
29 "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".
30 Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito.
Lucas 9:18-21
18 Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou? "
19 Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou".
20 "E vocês, o que dizem? ", perguntou. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".
21 Jesus os advertiu severamente que não contassem isso a ninguém.
Explicação
Mt 16:13
Cesareia de Filipe. Não deve ser confundida com a magnifica cidade de Cesareia de Herodes, o Grande, construída no litoral do Mediterrâneo. Cesareia de Felipe, reconstruída pelo filho de Herodes, Filipe (que lhe deu o nome em homenagem a Tibério César e a si mesmo), ficava ao norte do mar da Galileia, perto das encostas do monte Hermon. Antes era chamada Paneias (o nome antigo sobrevive hoje como Banias), em homenagem ao deus grego Pan, cujo santuário estava ali localizado. A região era especialmente pagã.
Mt 16:16
Cristo. O equivalente do AT (Messias) é usado a respeito de qualquer pessoa unida com óleo santo, como sacerdotes e reis de Israel (e.g., Ex 29:7,21; 1Sm 10:1,6; 16:13; 2Sm 1:14,16). A palavra transmite a ideia de ter sido escolhido por Deus, consagrado ao seu serviço e revestido do seu poder para realizar a tarefa determinada. Perto do fim do período do AT, a palavra assumiu significado especial. Denotava o rei ideal ungido por Deus e por Ele capacitado para salvar seu povo dos inimigos e estabelecer seu reino de justiça (Dn 9:25-26). As ideias que se agregaram em redor do título Messias tendiam a ser de natureza política e nacional. Foi provavelmente por essa razão que Jesus raramente empregava o termo. Mesmo quando aceitava que fosse aplicado a si, não era sem reservas (cf. Mc 8:27-30; 14:61-63).
Mt 16:18
Pedro [...] pedra [...] igreja. No grego, “Pedro” é petros (“pedra separada”) e “pedra” é petra (“leito de rocha firme”). Várias interpretações tem sido dadas a essas palavras. A “rocha firme” (petra) em que a igreja é edificada é:
1) Cristo;
2) a confissão de fé de Pedro em Jesus como Messias (v. 16);
3) os ensinos de Cristo – uma das grandes tônicas de Mt;
4) o próprio Pedro, entendido sob o aspecto do papel desempenhado no Dia de Pentecostes (At 2), no episódio com Cornélio (At 10) e na sua liderança entre os apóstolos. Ef 2:20 mostra que a igreja está edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas”.
igreja. Nos evangelhos, a palavra é usada somente por Mateus (aqui e duas vezes em 18:17). Na Septuaginta, é usada em referência à congregação de Israel. Nos círculos gregos dos tempos de Jesus, denotava a assembleia de cidadãos livres e votantes de uma cidade (cf. At 19:32,39,41).
Hades. Nome grego do lugar do espírito dos que morreram, em geral equivalente ao Sheol hebraico. As “portas do Hades” podem significar os “poderes da morte”, i.e., todas as forças opostas a Cristo e a seu reino.
Mt 16:19
chaves. É possível que Pedro tenha usado essas chaves no dia de Pentecostes (At 2), ao proclamar que a porta do reino estava destravada para judeus e prosélitos, e posteriormente, ao reconhecer que também estava destravada para os gentios (At 10).
ligar [...] desligar. Não a autoridade para detectar a culpa ou a inocência, mas para anunciá-la (v. 18:18 no seu contexto; cf. At 5:3,9).
Mt 16:20
não contassem. Por causa dos conceitos falsos dos judeus, que estavam esperando um Messias exclusivamente nacional e político, Jesus proibiu os discípulos de tornar pública a confissão de Pedro, para que isso não precipitasse uma revolução contra Roma.
Mc 8:29
Cristo. Como as ideias populares dos judeus com respeito ao termo “Cristo” eram em grande medida políticas e nacionalistas, Jesus raras vezes o empregou. Das sete ocorrências em Mc, somente três aparecem nas declarações de Jesus (9:41; 12:35; 13:21), e em nenhuma dessas ele usa o título em referência a si mesmo (com exceção, talvez, de 9:41). Marcos identifica Jesus com o Cristo em 1:1.
Mc 8:30
não falassem a ninguém a seu respeito. V. 1:44.
Lc 9:18
Quem as multidões dizem que eu sou. O relato trazido pelos discípulos foi igual ao que chegou até Herodes (cf. v. 7,8). Esse fato se deu ao norte, fora do território de Herodes, nos arredores de Cesareia de Filipe (v. Mt. 16:13).
Lc 9:20
Pedro respondeu. Era o porta-voz dos discípulos.
O Cristo de Deus. Esse Libertador (o Messias) predito estava sendo aguardado já havia séculos (v. Jo 4:25).
Lc 9:21
os advertiu severamente que não contassem. O povo nutria falsas crenças acerca do Messias e precisava aprender mais antes de Jesus se identificar abertamente ao público. Tinha um cronograma fundamental para cumprir, e não podia ser interrompido por reações prematuras.
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