sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - O pão da vida (D-6)

 

E. O pão da vida (D-6)

Maio (r)/ abril (k) de 28 d.C.

 

João 6:22-71

22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado no outro lado do mar percebeu que apenas um barco estivera ali, e que Jesus não havia entrado nele com os seus discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23 Então alguns barcos de Tiberíades aproximaram-se do lugar onde o povo tinha comido o pão após o Senhor ter dado graças.

24 Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus.

25 Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Mestre, quando chegaste aqui? "

26 Jesus respondeu: "A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.

27 Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação".

28 Então lhe perguntaram: "O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? "

29 Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".

30 Então lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso mostrarás para que o vejamos e creiamos em ti? Que farás?

31 Os nossos antepassados comeram o maná no deserto; como está escrito: ‘Ele lhes deu a comer pão do céu’".

32 Declarou-lhes Jesus: "Digo-lhes a verdade: Não foi Moisés quem lhes deu pão do céu, mas é meu Pai quem lhes dá o verdadeiro pão do céu.

33 Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo".

34 Disseram eles: "Senhor, dá-nos sempre desse pão! "

35 Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

36 Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não creem.

37 Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

38 Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

40 Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".

41 Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: "Eu sou o pão que desceu do céu".

42 E diziam: "Este não é Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como ele pode dizer: ‘Desci do céu’? "

43 Respondeu Jesus: "Parem de fazer-me críticas.

44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

46 Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai.

47 Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida.

49 Os seus antepassados comeram o maná no deserto, mas morreram.

50 Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.

51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".

52 Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: "Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? "

53 Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.

54 Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

55 Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

56 Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57 Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

58 Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".

59 Ele disse isso quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.

60 Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? "

61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: "Isso os escandaliza?

62 Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!

63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

64 Contudo, há alguns de vocês que não creem". Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.

65 E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".

66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

67 Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "

68 Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

69 Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus".

70 Então Jesus respondeu: "Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! "

71 (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.)

 

 

Explicação

Jo 6:22-24

A multidão não conseguia calcular o que acontecera a Jesus. Mas queria vê-lo de novo, de modo que todos procuravam no lugar mais provável: Cafarnaum.

 

Jo 6:27

vida eterna. Não algo para conquistar por esforços próprios, mas para receber pela fé em Cristo (cf. v. 28-29).

Filho do homem. A submissão do Filho ao Pai é um dos temas principais de João.

 

Jo 6:28

O que precisamos fazer...? Não tinham percebido a lição de que a vida eterna é dádiva de Cristo, e pensavam sob o aspecto de alcançá-la mediante obras piedosas.

 

Jo 6:29

obra de Deus. Crer em Jesus Cristo é a “obra” indispensável que Deus requer – a qual conduz à vida eterna.

 

Jo 6:30

Que farás? Querem da parte de Jesus um sinal maior que a dádiva do maná que acompanhara o ministério de Moisés.

 

Jo 6:31

maná. Uma expectativa judaica popular era que quando o Messias viesse, recomeçaria o envio do maná. A multidão provavelmente relacionava que Jesus tinha feito pouca coisa em comparação a Moisés. Jesus alimentara 5 mil pessoas; Moisés alimentara uma nação. Jesus o fizera só uma vez; Moisés o fizera 40 anos. Jesus dera pão comum; Moisés dera o “pão do céu”.    

 

Jo 6:32

Jesus os corrigiu, mostrando que o maná do deserto não procedera de Moisés, mas de Deus, e que o Pai ainda “dá” (é importante esse tempo no presente) o verdadeiro pão do céu (a vida por meio do Filho).

 

Jo 6:33

Jesus transferiu o debate para algo (e para Alguém) muito mais importante que o maná.

 

Jo 6:34

desse pão. Provavelmente outro equívoco, como o da mulher junto ao poço (4:15; cf, tb. Nicodemos: 3:4). A mente deles seguia balizas materialistas.  

 

Jo 6:35

Eu sou. A primeira de sete autodesignações de Jesus, sempre iniciadas com as palavras “Eu sou” (v. 8:12; 9:5; 10:7.9; 10:11,14; 11:25; 14:6; 15:1,5). No texto grego, as palavras tem um toque de solenidade e fazem eco a Ex 3:14.

o pão da vida. Pode significar “o pão vivente” e/ou “o pão vivificante”. O que estava subentendido no v. 33 agora fica explícito, sendo repetido com pequenas variações nos v. 41,48,51.

 

Jo 6:36

Compare com 20:29.  

 

Jo 6:37

A atuação de Deus (cf. v. 44; 10:29; 17:6; 18:9) e não do homem (v. 28) é primordial na salvação, e a misericórdia de Cristo é inesgotável (cf. v. 31-40; 10:28; 17:9,12,15,19; 18:9).

 

Jo 6:38

desci do céu. Repetido 6 vezes nesse contexto (v. 33,38,41,50,51,58), ressaltando a origem divina de Jesus.

 

Jo 6:39

que eu não perca nenhum. O crente verdadeiro perseverará porque Cristo o segura com firmeza (v. Fp 1:6).

no último dia. Expressão que, no NT, acha-se somente em João (cf. v. 40,44,54).

 

Jo 6:40

o ressuscitarei no último dia. A morte não pode destruir a vida que Cristo dá.

 

Jo 6:44

atrair. As pessoas não vem a Cristo por iniciativa própria precisamente; o Pai as atrai.

 

Jo 6:45

nos profetas. Seção do AT da qual se extraiu a citação.

Todos os que [...] dele aprendem vêm. Somente os que aprendem da parte de Deus dirigem-se para a salvação, e todos os que dele aprendem são salvos.

 

Jo 6:49

morreram. Os oponentes de Jesus tinham desejado fortemente (cf. v. 31) o que não podia nem outorgar, nem sustentar a vida espiritual.

 

Jo 6:50

não morra quem dele comer. A dádiva de Jesus é por contraste; a vida que ele dá é eterna.

 

Jo 6:51

comer deste pão. Apropriar-se de Jesus como sustento para a vida.

minha carne, que eu darei. Antevendo o calvário. Dar a vida eterna seria custoso para o doador.

 

Jo 6:53-58

É simplesmente impossível que a declaração absoluta de Jesus no v. 53 – “Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem do seu sangue, não terão vida em si mesmos” – seja referência direta à ceia do Senhor. Certamente Ele não ensina que receber esse sacramento seja o grande requisito para a vida eterna, nem que essa é a única ordenança pela qual Cristo e seus benefícios salvíficos são recebidos. Nesse mesmo discurso, Ele realça a fé em consequência do testemunho a respeito dEle (cf. v. 35,40,47,51). A carne e o sangue aqui mostram Cristo como crucificado e fonte da vida. Jesus fala da fé que leva a pessoa a se apropriar dEle como sacrifício designado por Deus e não – pelo menos não diretamente – apropriar-se de alguma exigência ritual.

 

Jo 6:58

o pão que desceu dos céus. Assim como no v. 49, o valor do maná é limitado, sendo contraposto ao alimento celestial que Cristo dá. Pela décima vez nesse capítulo, faz-se referência a Cristo descendo do céu ou ao pão do céu.  

 

Jo 6:60

Dura. De difícil aceitação, não de difícil entendimento. A ideia de comer a carne do Filho do homem e de beber seu sangue era, indubitavelmente, chocante para a maioria dos judeus que ouviam a Jesus.

 

Jo 6:62

subir. Provavelmente refere-se à série de acontecimentos iniciados na cruz, em que Jesus foi glorificado.

onde estava antes.  Referindo-se à preexistência celestial de Jesus.  

 

Jo 6:63

Cf. 3:5-6,8.

são espírito e vida. São a operação do Espírito produzindo vida.

 

Jo 6:65

Achegar-se a Cristo para receber a salvação jamais pode ser uma conquista meramente humana (cf. v. 37,39, 44-45).

 

Jo 6:66

Daquela hora em diante. Pode também significar “Por essa razão” ou as duas coisas.

muitos [...] voltaram para trás. Jesus já tinha deixado claro o que discipulado implicava, e muitos não estavam dispostos a aceitar a vida da maneira que Ele ensinava.

 

Jo 6:68

Assim como nos evangélicos sinóticos, Pedro age como porta voz.

palavras de vida eterna. Expressão genérica; Pedro não se referia a uma fórmula falada, mas ao conteúdo global dos ensinos de Jesus. Percebia a verdade do v. 63.  

 

Jo 6:69

Nós cremos e sabemos. Como os verbos gregos estão no tempo perfeito, significam “Já entramos num estado de fé e de conhecimento que tem continuado até o tempo presente”.

o Santo de Deus. Aplicado a Jesus em Mc 1:24; Lc 4:34 (v. At 2:27).

 

Jo 6:70

um diabo. Judas (v. 71) se oporia a Cristo movido pelo espírito de Satanás.

 

Jo 6:71

Iscariotes. Significa “homem de Queriote” (lugar da Judeia; v. Js 15:25) e era igualmente aplicável ao pai e ao filho (cf. 12:4). Judas parece ter sido o único não-galileu entre os Doze.

um dos Doze. E, portanto, uma das últimas pessoas que trairiam a Jesus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário