C. Morte de João Batista
Março de 27* d.C.
Mateus 14:1-12
1 Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos a respeito de Jesus
2 e disse aos que o serviam: "Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos".
3 Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,
4 porquanto João lhe dizia: "Não te é permitido viver com ela".
5 Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta.
6 No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes
7 que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse.
8 Influenciada por sua mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista".
9 O rei ficou aflito, mas, por causa dos juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia
10 e mandou decapitar João na prisão.
11 Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe.
12 Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.
Marcos 6:14-29
14 O rei Herodes ouviu falar dessas coisas, pois o nome de Jesus havia se tornado bem conhecido. Algumas pessoas estavam dizendo: "João Batista ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos".
15 Outros diziam: "Ele é Elias". E ainda outros afirmavam: "Ele é um profeta, como um dos antigos profetas".
16 Mas quando Herodes ouviu essas coisas, disse: "João, o homem a quem decapitei, ressuscitou dos mortos! "
17 Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocassem na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara.
18 Porquanto João dizia a Herodes: "Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão".
19 Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo,
20 porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.
21 Finalmente chegou uma ocasião oportuna. No seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galileia.
22 Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei".
23 E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino".
24 Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei? " "A cabeça de João Batista", respondeu ela.
25 Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: "Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato".
26 O rei ficou muito aflito, mas por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem.
27 Assim enviou imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão
28 e trouxe sua cabeça num prato. Ele a entregou à jovem, e esta a deu à sua mãe.
29 Tendo ouvido isso, os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o colocaram num túmulo.
Lucas 9:7-9
7 Herodes, o tetrarca, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque algumas pessoas estavam dizendo que João tinha ressuscitado dos mortos;
8 outros, que Elias tinha aparecido; e ainda outros, que um dos profetas do passado tinha voltado à vida.
9 Mas Herodes disse: "João, eu decapitei! Quem, pois, é este de quem ouço essas coisas? " E procurava vê-lo.
Explicação
Mt 14:1
tetrarca. Soberano sobre a quarta parte de uma região. Herodes, o tetrarca (Herodes Antipas), era um dos vários filhos de Herodes, o Grande. Quando este morreu, seu reino foi dividido entre 3 dos seus filhos. Herodes Antipas governava a Galileia e a Pereia (4 a.C.-39 d.C). Mateus aqui se refere corretamente a ele como tetrarca, como faz Lucas com regularidade (Lc 3:19; 9:7; At 13:1). Já no v. 9 Mateus o chama “rei” – como também Marcos (6:14) – por ser este seu título popular entre os galileus, bem como em Roma.
Mt 14:3
Herodias. Neta de Herodes, o grande. Primeiro casou-se com o tio, Herodes Filipe (Herodes, o Grande, também tinha outro filho com o nome de Filipe), que morava em Roma. Herodes Antipas, quando hospedado no lar desse casal, persuadiu Herodias a abandonar o marido e ser esposa dele. O casamento com a esposa do irmão, enquanto o irmão ainda vivia, era proibido pela lei mosaica (Lc 18:16).
Filipe. Filho de Herodes, o Grande, e de Mariana, filha do sumo sacerdote Simão, e assim meio-irmão de Herodes Antipas, filho de Maltace.
Mt 14:6
filha de Herodias. Foi Salomé, de acordo com Josefo. Mais tarde, casou-se com o tio-avô, o outro Filipe, que reinava sobre os territórios do norte (Lc 3:1). Nessa ocasião, Salomé era jovem em idade de casar. Sua dança era sem dúvida lasciva, e a apresentação agradou tanto a Herodes quanto seus convidados.
Mt 14:8
prato. Tratava-se de uma travessa de madeira em que eram servidas as carnes.
Mc 6:14
O rei Herodes. Marcos pode ter usado o título rei aqui de modo irônico (visto que Herodes era só tetrarca), ou talvez tenha simplesmente usado o título popular de Herodes.
Mc 6:15
Ele é Elias. V. Ml 4:5.
Mc 6:16
João [...] ressuscitou dos mortos. Herodes, perturbado por sua consciência intranquila e sendo de disposição supersticiosa, temia que João tivesse voltado para assombrá-lo.
Mc 6:17
para que prendessem João [...] e o colocassem na prisão. V. 1:14; Lc 3:19-20, Josefo diz que João ficou encarcerado em Maquero, fortaleza da Pereia, no lado do mar Morto.
Mc 6:23
até a metade do meu reino. Referência proverbial à generosidade que não deve ser interpretada literalmente (v. Et 5:3,6). A generosidade era oportuna para a ocasião, e conquistaria a aprovação dos convidados.
Lc 9:7
João tinha ressuscitado dos mortos. Lucas não oferece pormenores a respeito da morte de João Batista (v. Mt 14:1-12; Mc 6:17-29), que ocorreu naquela época, mas simplesmente assinala o fato já consumado (v.9).
Lc 9:9
procurava vê-lo. O desejo de Herodes de ver Jesus só se cumpriu no julgamento de Jesus (23:8-12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário