11. Outra vez junto ao mar da Galileia
A. Alimentando 4.000 (M-22)
Julho de 28* d.C.
Mateus 15:32-38
32 Jesus chamou os seus discípulos e disse: "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho".
33 Os seus discípulos responderam: "Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente? "
34 "Quantos pães vocês têm? ", perguntou Jesus. "Sete", responderam eles, "e alguns peixinhos".
35 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão.
36 Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.
37 Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.
38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Marcos 8:1-9
1 Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes:
2 "Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer.
3 Se eu os mandar para casa com fome, vão desfalecer no caminho, porque alguns deles vieram de longe".
4 Os seus discípulos responderam: "Onde, neste lugar deserto, poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los? "
5 "Quantos pães vocês têm? ", perguntou Jesus. "Sete", responderam eles.
6 Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram.
7 Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem.
8 O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.
9 Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo-os despedido,
Explicação
Mt 15:37
A multiplicação dos pães para os 5 mil é registrada nos quatro evangelhos, mas a realizada para os 4 mil, somente em Mt e Mc. Os 12 cestos mencionados no primeiro caso (dos 5 mil) eram provavelmente o alimento dos 12 apóstolos. Os sete cestos mencionados aqui talvez fossem maiores.
Mc 8:1
outra vez reuniu uma grande multidão. Como o episódio ocorreu na região de Decápolis (v. 7:31), a multidão provavelmente se compunha de judeus e gentios.
Mc 8:2
Tenho compaixão dessa multidão. Assim como Jesus tivera compaixão porque o povo era como ovelhas sem pastor (6:34), assim tem compaixão agora porque tinham passado tanto tempo sem se alimentar.
Mc 8:4
Onde [...] poderia alguém conseguir pão suficiente para alimentá-los? A pergunta dos discípulos reflete sua impotência e reconhece que somente Jesus poderia alimentar a multidão. Não se haviam esquecido de que Jesus alimentara 5 mil homens (6:34-44) e provavelmente estavam apenas devolvendo a ele a tarefa de procurar pão. De outro modo, a pergunta deles talvez revelasse sua obtusidade espiritual – eram aprendizes lerdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário