sábado, 2 de janeiro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - O custo e a recompensa do discipulado

 

4) O custo e a recompensa do discipulado

 

Mateus 10:34-42

34 "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;

36 os inimigos do homem serão os da sua própria família’.

37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

42 E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa".

 

Mateus 11:1

1 Depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galileia.

 

Marcos 6:12-13

12 Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse.

13 Expulsavam muitos demônios, ungiam muitos doentes com óleo e os curavam.

 

Lucas 9:6

6 Assim, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte.

 

 

Explicação

Mt 10:34

À primeira vista, esse dito parece contradizer Is 9:6 (“Príncipe da Paz”), Lc 2:14 (“paz na Terra aos homens”) e Jo 14:27 (“Deixo-lhes a paz”). É verdade que Cristo veio para trazer paz – paz entre o crente e Deus e entre os homens. Mesmo assim, o resultado inevitável da vinda de Cristo é o conflito – entre Cristo e o anticristo, entre a luz e as trevas, entre os filhos de Cristo e os filhos do adversário. Esse conflito pode ocorrer mesmo entre membros da mesma família (v. 35-36).

 

Mt 10:38

 

toma a sua cruz. Primeira menção da ruz em Mt. A cruz era instrumento de morte e aqui significa a necessidade de dedicação total – até a morte – por parte dos discípulos de Jesus.

 

Mt 10:40-42

Em momentos de perseguição, a hospitalidade era especialmente importante e ao mesmo tempo perigosa. Segundo Jesus, então, os que a oferecem e mostram bondade para com o povo de Deus receberão recompensa.

 

 

Mt 11:1

Enquanto os 12 apóstolos realizavam sua primeira missão, Jesus continuava seu ministério na Galileia.

 

Mc 6:12-13

Pregaram [...]. Expulsaram muitos demônios. Essa missão marca o início do ministério dos próprios discípulos em nome de Jesus (v. 3:14-15), e a mensagem deles era exatamente a mesma dele (1:15).

 

Mc 6:13

ungiam muitos doentes com óleo. No mundo antigo, o azeite de oliva tinha amplo uso medicinal (v. Is 1:6; Lc 10:34; Tg 5:14)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário