B. A exigência de um sinal
Mateus 15:39
39 E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.
Mateus 16:1-4
1 Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.
2 Ele respondeu: "Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’,
3 e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos!
4 Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas". Então Jesus os deixou e retirou-se.
Marcos 8:10-12
10 entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.
11 Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu.
12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado".
Explicação
Mt 15:39
Magadã. Também chamada Magdala, onde morava Maria Madalena. Marcos (8:10) registra “Dalmanuta”.
Mt 16:4
o sinal de Jonas. V. 12:39-40.
Mc 8:10
Dalmanuta. Ao sul da Planície de Genesaré foi achada uma caverna com o nome “Talmanuta”, talvez o local em que Jesus desembarcou. Mateus disse que Jesus foi para a região de Magadã (Mt 15:39). Dalmanuta e Magadã (ou Magdala), localizadas no litoral oeste do mar da Galileia, podem ser nomes do mesmo lugar ou de dois lugares diferentes, mas próximos entre si.
Mc 8:11
sinal do céu. Os fariseus queriam provas mais convincentes da autoridade divina de Jesus – não aceitando como suficientes os seus milagres –, mas ele se recusou a lhes oferecer sinal, uma vez que o pedido brotava da incredulidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário