E. Jesus conforta os discípulos (D-20)
João 16:5-33
5 "Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais? ’
6 Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.
7 Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque os homens não creem em mim;
10 da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
12 "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
15 Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
16 "Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo".
17 Alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: "O que ele quer dizer com isso: ‘Mais um pouco e não me verão’; e ‘um pouco mais e me verão de novo’, e ‘Porque vou para o Pai’? "
18 E perguntavam: "Que quer dizer ‘um pouco mais’? Não entendemos o que ele está dizendo".
19 Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: "Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo?
20 Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.
21 A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino.
22 Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.
23 Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.
24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.
25 "Embora eu tenha falado por meio de figuras, vem a hora em que não usarei mais esse tipo de linguagem, mas lhes falarei abertamente a respeito de meu Pai.
26 Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,
27 pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.
28 Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai".
29 Então os discípulos de Jesus disseram: "Agora estás falando claramente, e não por figuras.
30 Agora podemos perceber que sabes todas as coisas e nem precisas que te façam perguntas. Por isso cremos que vieste de Deus".
31 Respondeu Jesus: "Agora vocês creem? "
32 Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.
33 "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Explicação
Jo 16:5
nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais?’. Pedro tinha feito tal pergunta (13:36), mas rapidamente voltara a atenção a outro assunto. Sua preocupação tinha sido com o que aconteceria com ele mesmo e com os demais, não com o destino de Jesus.
Jo 16:6
encheu-se de tristeza. Por causa da partida anunciada.
Jo 16:7
Se eu não for. Jesus não explicou por que o Espírito não viria antes de Jesus ir embora, mas ensinou claramente que sua obra redentora na cruz era necessária antes de o Espírito ser enviado.
Jo 16:8
convencerá o mundo. É a obra que o Espírito realiza no mundo. O NT normalmente fala da sua obra no interior dos crentes.
Jo 16:9
Do pecado. Sem a obra do Espírito Santo de convencimento, as pessoas nunca se perceberão pecadoras.
porque os homens não creem. Pode significar que o pecado deles é a incredulidade, ou que este é um exemplo clássico de pecado. Como é próprio de João, ele pode ter tido esses dois significados em mente.
Jo 16:10
da justiça. A justiça levada a efeito pela morte sacrificial de Cristo (cf. Rm 1:17; 3:21-22). Ninguém, a não ser o Espírito Santo, pode revelar a uma pessoa que sua condição de justa diante de Deus não depende das boas obras, mas da morte de Cristo na cruz.
porque vou para o Pai. A ascensão, que, como parte da exaltação de Cristo, colocou o selo da aprovação de Deus sobre o ato remidor de Cristo.
Jo 16:11
do juízo. Jesus estava falando da derrota de Satanás, que era uma forma de juízo, e não simplesmete uma vitória. Há aqui mais coisas em questão do que apenas o poder. Deus age com justiça.
Jo 16:12
não podem suportar agora. Pode se tratar de “mais do que vocês podem compreender agora” ou “mais do que vocês podem realizar sen a ajuda do Esírito” (viver na prática os ensinos de Cristo requer a presença capacitadora do Espírito).
Jo 16:13
apenas o que ouvir. Não diz se ouvirá do Pai ou do Filho, mas isso obviamente não importa, pois o versículo ressalta o estreito relacionamento entre os três.
o que está por vir. Provavelmente significa todo o caminho ou revelação cristã (apresentados e preservados nos escritos apostólicos), ainda futuros na ocasião em que Jesus falou.
Jo 16:14
me glorificará. O Espírito não atrai a atenção a si, mas promove a glória de Cristo.
Jo 16:15
Tudo o que pertence ao Pai é meu. Cf. 17:10. As três pessoas da trindade têm íntimo relaciomaneto entre si.
Jo 16:16
Mais um pouco [...] um pouco mais. Poucos duvidam que a primeira expressão se referia ao intervalo antes da crucificação. Mas as intrepretações diferem entre si quanto à segunda expressão, que se referiria ao intervalo que precede a reassureição, a vinda de Espírito ou a segunda vinda de Cristo. Todo o discurso aqui parece apontar mais para o intervalo que precede a ressurreição.
Jo 16:17
vou para o Pai. Cf. v. 10. Jesus não tinha associado isso a “mais um pouco”, mas os apóstolos entendiam que havia uma ligação.
Jo 16:20
chorarão. O mesmo verbo usado em referência à lamentação em voz alta, como em 11:33, transmitindo a ideia de profunda tristeza, bem como uma manisfestação externa.
Jo 16:21
A mulher que está dando a luz. Dar a luz geralmente causa tanto dor quanto alegria (cf. Is 26:17-19; 66:7-14; Os 13:13-14).
Jo 16:22
eu os verei outra vez. Assim como no v. 16, provável referência aos aparecimentos de Jesus após a ressurreição.
ninguém lhes tirará essa alegria. A ressurreição transformaria a situação de modo permanente, trazendo alegria que não pode ser desfeita pelos ataques do mundo.
Jo 16:23
não me perguntarão mais nada. Parece significar buscar informações (e não fazer petições na oração), o que não seria necessário após a ressurreição. Jesus passou, então, ao assunto da oração. É possível, no entanto, que Jesus quisesse dizer que seus discípulos tinham anteriormente orado a Cristo, mas que depois da sua morte e resurreição, deviam recorrer diretamente ao Pai e orar em de Cristo (cf. v. 24,26,27).
Jo 16:24
Até agora. Anteriormente, tinham feito seus pedidos ao Pai ou a Cristo, mas não tinham peido ao Pai em nome de Cristo.
Jo 16:25
eu tenha falado por meio de figuras. Nesse discurso inteiro, e não somente nas palavras imediatamente anteriores.
vem a hora. Depois da ressurreição.
Jo 16:26
Não digo que pedirei. Não é uma contradição de Rm 8:34, Hb 7:25; 1Jo 2:1. Aqueles textos significam que a presença de Cristo no céu como Senhor crucificado e ressurreto é, por si só. uma intercessão. Aqui, o ensino é que não haverá necessidade de ele fazer petições a nosso favor.
Jo 16:27
o próprio Pai os ama. Cristo está explicando por que os discípulos podem vir diretamente ao Pai em oração. É que eles têm amado a Jesus e confiado nele, e Deus por amor, atenderá seus pedidos em nome de Jesus.
Jo 16:29
e não por figuras. Cf. v. 25.
Jo 16:30
cremos que vieste de Deus. Dois temas que sempre aparecem neste evangelho: crer (v. 1:7) e Jesus ter vindo da parte de Deus (v. 4:34; 17:3,8).
Jo 16:32
vocês serão espalhados. Os discípulos tinham fé, mas não o suficiente para ficarem firmes diante da calamidade. Jesus sabia que falhariam naquela hora, mas sua igreja não se edifica na força das pessoas, e sim na capacidade de Deus usar as pessoas mesmo depois de haverem falhado.
Jo 16:33
Observe os contrastes entre “e em mim” e “neste mundo” (v. 1:9) e entre “paz” e “aflições”.
Eu venci. Imediatamente antes de sua morte, Jesus afirma sua vitória infalível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário