terça-feira, 9 de novembro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A promessa do Espírito Santo (D-18)

 B. A promessa do Espírito Santo (D-18)

 

João 14:16-31

16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

18 Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

19 Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

20 Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".

22 Disse então Judas (não o Iscariotes): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "

23 Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

25 "Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.

26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

27 Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

28 "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

29 Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.

30 Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

31 Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! "

 

 

Explicação

Jo 14:16

e ele lhes dará. Primeiro de uma série de textos importantes a respeito do Espírito Santo (v. 26; 15:26; 16:7-15), dádiva do Pai.

outro. Além de Jesus.

Conselheiro. Ou “Ajudador”. É termo juríddico, mas com significado mais amplo que “advogado de defesa” (v. 1Jo 2:1). Referia-se a qualquer pessoa que ajudasse quem estivesse tendo dificuldades com  lei. O Espírito sempre ficará do lado do povo de Cristo.

 

Jo 14:17

o Espírito da verdade. Em e em ação, o Espírito é caracterizado pela verdade. Leva as pessoas à verdade de Deus. As três pessoas da trindade estão ligadas à verdade. V. tb., a esse respeito, o Pai (4:23-24; cf. Sl 31:5; Is 65:16) e o Filho (14:6).

O mundo. Que  não leva em conta o Espírito de Deus (cf. 1Co 2:14). Mas o Espírito estava “com” os discípulos de Jesus e estava “dentro” deles. Alguns acreditam que esse último relacionamento (habitação) antevê especificamente a descida do Espírito Santo dia de Pentecostes (At 2; cf. Rm 8:9).

 

Jo 14:18

voltarei para vocês. As palavras estão relacionadas à descida do Espírito, mas Jesus também se refere a seus aparecimentos após a ressurreição e à sua segunda vinda (cf. v. 3,19, 28; 16:22).

 

Jo 14:19

o mundo [...] vocês, porém. A cruz faria separação entre o mundo (que não veria Jesus a partir de então) e os discípulos (que o veriam).

Porque eu vivo, vocês também viverão. A vida do cristão sempre depende da vida de Cristo (cf. 1:4; 3:15).

 

Jo 14:20

Naquele dia compreenderão. A ressurreição mudaria radicalmente o modo de pensar deles.

 

Jo 14:21

obedece [...] ama. O amor que temos por Cristo e a obediência a seus mandamentos não podem etar separados.

amado por meu pai [...] eu também o amarei. O amor do Pai não pode ser separado do amor do Filho.

 

Jo 14:22

por que...? Ele (e também os demais) provavelmente espera que Jesus cumprisse expectativas messiânicas populares. Não seria fácil, nesse caso, entender como ele se mostraria aos discípulos, mas não ao mundo.

 

Jo 14:23

ama [...] obedecerá [...] amará. Mais uma vez, o amor e a obediência estão vinculados entre si (cf. v. 15,21).

 

Jo 14:24

Mais uma vez, ressalta-se a estreita associação entre as palavras de Jesus e as do Pai (cf. v. 10; 7:16).

 

Jo 14:26

Conselheiro. Espírito Santo. Título frequente no NT (mas nesse evangelho, somente aqui e em 1:33; 20:22) - frizando a sua santidade, mais que seu poder e grandeza.

que o Pai enviará. Tanto o Pai quanto o Filho participam desse envio (v.15:26).

lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Crucial para a vida da igreja - e para a composição do NT.

 

Jo 14:27

Paz [...] a minha paz. Saudação hebraica comum (20:19, 21,26), que Jesus emprega aqui, porém, de modo raro. O termo refere-se, para todos os efeitos, à salvação que a obra de redenção de Cristo concederá a seus discípulos — i.e., o total bem-estar e descanso interior do espírito em comunhão com Deus. Toda a verdadeira paz é dom dele, como faz frisar a repetição.

Não a dou como o mundo a dá. Nas suas saudações de paz, o mundo só consegue expressar um anseio ou um desejo. mas a paz de Jesus é real e presente.

 

Jo 14:28

me ouviram dizer. Cf. v. 3.

o Pai é maior do que eu. Revelando o papel subordinado que Jesus aceitou como apecto inevitável da encarnação. A declaração deve ser entendida com base na unidade entre Pai e Filho (10:30).

 

Jo 14:30

príncipe desse mundo. V. 12:31.

não tem nenhum direito sobre mim. Satanás tem direito sobre os seres humanos por causa do estado caído deles. Como Cristo era sem pecado, Satanás não podia ter direito sobre Ele.

 

Jo 14:31

faço o que meu Pai ordenou. Jesus ressaltava a importância de seus seguidores serem obedientes (v. 15,21,23), e deu o exemplo. Com essas palavras, parte para cumprir sua missão (Caps. 18, 19).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário