quarta-feira, 10 de novembro de 2021

BIBLIA EM ORDEM CRONOLOGICA - NT - A videira e os ramos (D-19)

C. A videira e os ramos (D-19)

 

João 15:1-17

1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

9 "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.

13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

17 Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros".

 

 

Explicação

Jo 15:1

Eu sou. V. 6:35.

a videira verdadeira. A videira é muitas vezes usada no AT como símbolo de Israel (e.g., Sl 80:8-16; Is 5:1-7; Jr 2:21). Quando se usa essa figura de linguagem, muitas vezes se mostra que Israel está de alguma maneira em falta. Jesus, no entanto, é “a videira verdadeira”.

 

Jo 15:2

corta. Referência ao juízo (v.6).

poda. a poda produz frutificação. No NT a figura de bons frutos representa o produto de uma vida piedosa (v. Mt 3:8; 7:16-20) ou virtudes do caráter (v. Gl 5:22-23; Ef 5:9; Fp 1:11).

 

Jo 15:3

limpos. V.2.

palavra. Resume a mensagem de Jesus.

 

Jo 15:4

Permaneçam em mim. O crente não frutifica sem estar unido a Cristo e sem ter comunhão com Ele. O ramo sem ter contato com a videira não tem vida.

 

Jo 15:5

Eu sou a videira. V. 1. A repetição confere ênfase.

permanecer em mim e eu nele. A união viva com Cristo é totalmente necessária; sem ela não existe nada.

 

Jo 15:6

lançados ao fogo e queimados. Condenados (v. 2). Com base em textos como 6:39 e 10:27-28, esses ramos provavelmente não representam crentes verdadeiros. A salvação genuína é evidenciada por uma vida frutífera (cf. v. 10; v. tb. Hb 6:9: “coisas próprias da salvação”; cf. Mt 7:19-23).

 

Jo 15:7

minhas palavras permanecem em vocês. É impossível orar corretamente sem conhecer os ensinos de Cristo e crer neles.

pedirão o que quiserem. V. 14:13: nota: Não simplesmente oração que menciona o nome de Jesus, mas oração de acordo com tudo o que ele representa (v. 2:23). É a oração que visa levar adiante a obra que ele fazia - oração que Ele mesmo responderá (v. tb. v. 14).

 

Jo 15:8

Meu Pai é glorificado. O Pai é glorificado na obra do Filho (13:31-32), e Ele também é glorificado na frutificação dos discípulos (v. Mt 7:20; Lc 6:43-45).

 

Jo 15:10

obedecerem [...] assim como tenho obedecido. De novo, a importância da obediência (cf. 14:15,21,23) e, de novo, o exemplo de Cristo (cf. 14:31).

meu amor [...] seu amor.  Cf. v. 12,14. A obediência e o amor se completam (v. 1Jo 2:5; 5:2-3).

 

Jo 15:11

alegria. Mencionada antes nesse evangelho somente em 3:29, sendo, porém, uma das características do discuro no cenáculo (16:20-22,24; 17:13). O caminho cristão nunca é enfadonho, pois Jesus deseja que a alegria dos discípulos seja completa.

 

Jo 15:13

O amor de Cristo não consistia apenas em palavras, mas também em sua morte sacrificial.

 

Jo 15:15

servos [...] amigos. O servo é um simples criado, que faz o que seu senhor ordena e muitas vezes nem compreende as razões do que tem que fazer. Jesus, porém, confia tudo a seus amigos.

tudo [...] eu lhes tornei conhecido. Em 16:12 entendemos que, embora Jesus tenha deixado seus discípulos saber tudo o que teriam condições de assimilar acerca do plano do Pai, a revelação ainda não estava completa. o Espírito revelaria o restante no devido tempo.

 

Jo 15:16

escolhi [...] darem frutos [...] pedirem. Em geral, discípulos escolhiam o rabino ao qual queriam se associar, mas não era assim com os discípulos de Jesus. Ele os escolheu, e isso visando a um propósito - produzir fruto. Em geral desejamos uma vida sólida de oração para sermos frutíferos, mas aqui a situação é inversa. Jesus nos capacita a frutificar, e só depois o Pai atende às nossas orações.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário